Continue cuidando do seu veículo!

Em tempos de pandemia, onde só os serviços essenciais estão funcionando, precisamos tomar alguns cuidados com nossos carros. Não é somente nós que sentimos com o isolamento social: os nossos automóveis também sofrem com os efeitos da falta de uso e exigem cuidados adicionais, para estarem em plena forma para quando tudo isso passar.

Quem dá algumas dicas de como cuidar do carro neste período é o empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP, representante Michelin na região. “Uma vez por semana, ao menos os motores dos carros devem ser colocados em funcionamento por 15 minutos, ou até que a temperatura média seja atingida. Mas atenção: jamais faça isso em garagens fechadas, por conta da emissão de gases tóxicos em ambiente fechado. Nesse tempo podemos aproveitar para colocar em funcionamento também os dispositivos elétricos. Subir e descer vidros, travar e destravar portas, lavar o para-brisa para acionar os ejetores de água e os limpadores. Não podemos esquecer do ar-condicionado. Aproveitando o motor em funcionamento, o sistema deve ser ligado no modo de refrigeração por cinco minutos, garantindo a lubrificação do compressor, condensador, mangueiras e tubulações. Importante também funcionar o ar quente, isso evita o mau cheiro, provocado por fungos e bactérias provenientes da umidade nas tubulações e filtros e que podem desencadear alergias e problemas respiratórios. Uma bateria em bom estado é capaz de suportar 15 dias sem que o carro seja ligado. Mas, segundo a fabricante Moura, se o veículo for ficar parado por um período maior que 20 dias, a recomendação é desconectá-la do veículo. Mesmo com o automóvel parado, alguns componentes consomem energia, alarme, módulos, por isso a necessidade do funcionamento do motor como ‘manutenção’ também da bateria”.

O empresário Wanderson Peixoto
A 900HP Michelin está dando 30% de desconto em todos os serviços para os profissionais de saúde e segurança pública

Wanderson destaca ainda outras recomendações. “Para que os componentes dos freios não grudem, podemos deixar os freios de mão soltos, lógico que precisamos ‘calçar, escorar’ os pneus com algum objeto para que o veículo não fique totalmente solto. Caso fique acionado, pode ocorrer barulho quando voltar a usar por conta das lonas coladas ao tambor ou pastilhas aos discos de freio. Não podemos esquecer dos pneus. Não deixem que fiquem murchos, isso pode danificá-los. Segundo a Michelin, mesmo sem rodar, é normal que o pneu perca naturalmente em torno de 1 psi por mês. Mas isso pode piorar em caso de pequenos furos ou válvulas danificadas. O ideal para os pneus é que se movimentem por alguns metros e não fiquem parados na mesma posição, isso pode deixá-los ‘quadrados’ e causar um desconforto quando voltar ao uso contínuo. Como um passatempo, vale fazer uma boa limpeza no seu carro, aspirando-o internamente, dando aquele capricho na pintura com uma boa cera e ouvindo aquela música que você gosta. A 900HP, seu espaço Michelin em Campos, trabalha com serviço leva e traz do seu carro para que você continue na comodidade de sua casa sem correr riscos. Como forma de agradecimento aos que estão no ‘Front’ dessa batalha, a 900HP Michelin está dando 30% de desconto em todos os serviços para os profissionais de saúde e segurança pública”, finaliza o empresário.