Nem sempre é uma questão de beleza

Apesar de muitos buscarem o tratamento de vasinhos e varizes pela estética, Dra. Aline ressalta que ele vai muito além da aparência. “Hoje o perfil de pacientes é bem variado, devido ao próprio acesso à informação. Recebo desde meninas jovens, de 20 anos, querendo manter as pernas saudáveis e bonitas, até mulheres mais idosas, que se queixam de desconfortos físicos, como dor e inchaço. É importante lembrar que varizes são mais comuns em mulheres e têm um forte componente genético, que é o principal fator de risco. Porém, independentemente da queixa, estamos falando de uma doença crônica. Se a paciente não cuidar, ela não vai melhorar sozinha. Pelo contrário: a tendência é progredir e alcançar fases mais avançadas, comprometendo diretamente a saúde. Por isso é fundamental o acompanhamento regular com o angiologista, que vai indicar a melhor abordagem para cada caso”, frisou.

Formada pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com residência em Clínica Médica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Angiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de especialista em Ecografia Vascular também pela UERJ, Dra. Aline reforça a importância de uma abordagem completa no tratamento de varizes. “Fazer a escleroterapia ou aplicação da espuma densa no inverno traz excelentes resultados. Mas é fundamental associarmos ao tratamento clínico, que potencializa a resposta e ajuda a manter os resultados por mais tempo. Tudo isso é passado na consulta, quando a paciente recebe orientações e um plano de tratamento adequado à sua realidade”, destaca a especialista.

Segundo Dra. Aline, mesmo com as aplicações, o que o médico angiologista faz é tratar as varizes presentes naquele momento, pois existe também a influência da própria sobrecarga do indivíduo no dia a dia, especialmente em quem trabalha muitas horas sentado ou em pé. “Nesse contexto, podemos utilizar medicamentos para o controle dos sintomas da insuficiência venosa e, principalmente, meias de compressão, que ajudam o sangue a retornar com mais facilidade ao coração, evitando que fique acumulado nas pernas. É um efeito mecânico que nem mesmo o remédio mais avançado consegue substituir”, lembra Dra. Aline. “O segredo é manter esse cuidado de forma contínua, a fim de garantir pernas mais bonitas e saudáveis durante todo o ano”.