Como obter o skincare ideal?

Toda mulher, ao abrir as redes sociais, já deve ter se acostumado com diversas famosas compartilhando dicas de cuidados com a pele, não é mesmo? A todo o momento, centenas de influenciadoras apresentam produtos, destacam tendências e acabam levando milhares de internautas a experimentarem diferentes cuidados faciais no conforto de casa. Basta observar o Google Trends, onde o termo “rotina de skincare” está sempre em evidência, tendo registrado um aumento de até 300% nas buscas realizadas nos últimos 90 dias.

Mas o boom não para por aí: outro dado revelado pela plataforma é a quantidade de buscas envolvendo nomes específicos de produtos médicos e formas de aplicação. Isso demonstra que muitos usuários não apenas acompanham tendências, como também podem estar se submetendo a tratamentos equivocados, já que muitas substâncias exigem orientação profissional. Um exemplo é a tretinoína. Conforme levantamento da CliqueFarma e da Afya, divulgado por Paula Felix, repórter de saúde de Veja, houve recentemente um aumento de 241% nas buscas online por medicamentos que contêm tretinoína em sua composição.

Esse avanço, segundo o texto, está diretamente ligado a uma série de publicações realizadas no Instagram e no TikTok, onde diversos usuários abordaram os benefícios do produto. A tretinoína ou ácido retinóico, porém, é um derivado da vitamina A e seu uso deve ser feito com supervisão médica, a fim de evitar irritações e manchas. Ele não pode, por exemplo, ser utilizado por gestantes, além de ser contraindicado para pessoas que têm doenças ativas na pele, como dermatite atópica ou condições como rosácea não controlada.

Mas como, então, ter uma rotina de skincare confiável e segura? É possível seguir uma “linha padrão” como tentam vender nas redes sociais? Quem nos traz a resposta é a médica dermatologista Dra. Suzana Cunha. “É preciso ressaltar sempre que cada paciente é único e não existe uma linha de skincare igual para todos. Os cuidados faciais devem ser individualizados conforme o tipo de pele de cada pessoa. O uso indevido de produtos sem orientação pode causar reações alérgicas e piora da acne ou manchas”, alerta Dra. Suzana. “Uma rotina básica de cuidados com a pele inclui: limpeza, tonificação, hidratação e proteção. O skincare ideal obtém fortalecimento da pele, previne e combate a ação de agentes nocivos, estimula reparação, previne e combate a inflamação, além de ajudar nos resultados dos procedimentos”, disse.

Dra. Suzana Cunha
A médica dermatologista Dra. Suzana Cunha

Outro produto muito visado quando se fala em skincare, como lembra a dermatologista, é o retinol, que também é derivado da Vitamina A e atua promovendo a renovação celular da pele. Ele pode contribuir para suavizar rugas e linhas finas, melhorar a textura e o tom da pele, aumentar a luminosidade e a firmeza, além de ajudar na diminuição dos poros. Seu uso, porém, exige cuidados. “O retinol é um dos ativos mais utilizados em produtos de skincare. No entanto, o uso na quantidade inadequada, sem fotoproteção e em peles sensíveis pode causar manchas e irritação da pele. A vitamina C e ácido hialurônico também podem fazer parte do skincare, porém todos os produtos precisam ser devidamente indicados para cada paciente”, explica.

É importante lembrar que a rotina de skincare pode exigir ajustes ao longo do tempo, conforme mudanças na pele e no estilo de vida. Sendo assim, não deixe de ir ao dermatologista com regularidade. Isso contribui diretamente para resultados mais seguros, eficazes e duradouros.