Dominar um segundo idioma é, com certeza, um dos maiores diferenciais para quem chega ao mercado de trabalho. Mas, para atingir esse objetivo com sucesso, é fundamental começar desde cedo, já que o aprendizado do inglês na infância possui muito mais chances de se consolidar na vida adulta, tornando-se assim uma habilidade duradoura.
Uma pesquisa realizada por estudiosos do King’s College em Londres e da Brown University em Rhode Island-EUA, por exemplo, relatou que, entre 2 e 4 anos de idade, o cérebro infantil passa por uma “janela de formação”, uma fase em que as crianças estão mais receptivas a absorver, internalizar e aprimorar conhecimentos, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da linguagem.
É nesse período, segundo os estudiosos, que as sinapses entre os neurônios se desenvolvem para processar o aprendizado de novas palavras e significados, fazendo com que a absorção de um novo idioma, nessa fase, traga resultados melhores para o aluno. Isso não significa que ultrapassar essa faixa etária seja um obstáculo para aprender uma segunda língua, especialmente quando se consideram os diversos outros benefícios de iniciar o aprendizado de um novo idioma.
A pesquisadora Dra. Ellen Bialystok, PhD em Psicologia pela Universidade de York (Canadá), por exemplo, notabilizou-se no meio acadêmico ao demonstrar como estudantes bilíngues completam tarefas cognitivas e psicológicas de forma mais rápida do que monolíngues. Mas não parou por aí: além de concluir que pessoas bilíngues podem ser mais ágeis na execução de certas atividades, o estudo de Dra. Bialystok destacou que há uma vantagem cognitiva em manter o cérebro atento com dois idiomas “ativos ao mesmo tempo”. Isso ocorre porque o órgão fica mais ativo enquanto as duas línguas “competem pela dominância”.
Já um estudo conduzido pela University of Strathclyde, na Escócia, descobriu que crianças bilíngues tiveram melhor desempenho do que crianças não-bilíngues em tarefas de leitura e escrita. Outro dado relevante sobre o tema surgiu em uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos EUA, constatando que alunos bilíngues se saíram melhor em tarefas que exigiam flexibilidade cognitiva do que aquelas que falam apenas uma língua, desenvolvendo maior capacidade de resolução de problemas.
Esse crescente entendimento sobre o ensino precoce de uma segunda língua tem ampliado os horizontes da educação infantil, fazendo com que escolas e instituições de ensino se tornem cada vez mais conscientes da importância do aprendizado bilíngue. Além de trazer ganhos acadêmicos e cognitivos, a aquisição de um novo idioma não pode ser tratado apenas como uma tarefa complementar na adolescência, mas sim uma estratégia fundamental no desenvolvimento de toda e qualquer criança, visando a construção de um futuro mais promissor.

Meu primeiro contato com o inglês foi aos 2 anos de idade. Participei de uma aula experimental na escola e desde então nunca mais parei. Ter aprendido um novo idioma me ajudou a entender coisas muito interessantes, como músicas, desenhos e alguns fi lmes em inglês (uso a legenda em inglês e algumas vezes em português para me auxiliar). Nos estudos, isso ajuda bastante, pois geralmente na escola eles ensinam atividades que já aprendi no curso, o que acaba facilitando.
Julia Ribeiro
Tem me dado muita facilidade para entender mais sobre o inglês, principalmente em viagens que eu faço. O meu curso me ajudou a aprimorar também o meu diálogo e a minha escrita de palavras. Sobre os estudos, me ajudou muito nas aulas de inglês, pois tudo se tornou mais fácil de entender. Estou fazendo o meu curso há 3 anos e foi uma das melhores escolhas que os meus pais fi zeram por mim.
Nas minhas viagens internacionais, consigo entender o que os estrangeiros dizem e interagir também. E, além disso, minhas viagens me ajudam principalmente para aprimorar a minha fala. Estudar um outro idioma é muito interessante para mim. As palavras, a fala, tudo é novo e diferente. No meu curso, aprendo tudo isso de uma maneira divertida, com música, vídeos em inglês, redações, etc. Eu não sabia muito sobre inglês antes e o curso tem feito uma grande diferença para mim.
Laila Santos


Meu nome é Samuel Cardoso da Silva, tenho 12 anos e venho falar do meu aprendizado de inglês. Tenho contato com essa língua desde os meus 3 anos de idade, o que me ajuda muito em alguns momentos, como nas aulas de inglês na escola, jogos e outras experiências com esse idioma. Além de ser muito importante para um bom futuro profi ssional, também é uma das matérias que mais gosto de estudar – e claro que também ajuda muito o fato de eu ter começado bem cedo.
Samuel Cardoso