A força do esporte na formação do aluno

O esporte sempre foi visto como uma ferramenta de transformação social, oferecendo oportunidades para um futuro sólido e promissor. Quem visita o Colégio Salesiano Campos, por exemplo, sabe como a instituição vive de perto essa realidade. Além de possuir um dos maiores complexos poliesportivos da nossa região, a escola detém um grande histórico de vitórias em torneios regionais e nacionais, demonstrando a missão do Salesiano em promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio do esporte.

Para abordar essa trajetória, o Mania de Saúde esteve no Salesiano e conversou com a professora de Educação Física Danielle Dias. Com 20 anos de experiência no colégio, ela ressalta que o esporte integra a rotina dos alunos desde a infância, trabalhando diferentes habilidades. “A prática esportiva sempre foi uma tradição na escola e ela não se restringe aos torneios. Afinal, quando falamos de esporte, estamos nos referindo à educação física como um todo, o que inclui as aulas ministradas durante o horário escolar. Esse processo começa na educação infantil, com a psicomotricidade, que estimula habilidades como coordenação, equilíbrio e percepção espacial, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança”, informa Danielle.

A força do esporte na formação do alunoAo longo desse processo, como explica a professora, a criança participa de uma série de atividades que, futuramente, vão direcioná-la para o esporte. “É nesse momento que a estrutura oferecida pelo Salesiano faz toda a diferença, já que temos um complexo poliesportivo sem igual na região, contando com ginásio poliesportivo, duas quadras cobertas, quatro quadras descobertas, além do campo de futebol, com plena estrutura para diversas práticas esportivas”, diz Danielle. “Trata-se de um complexo bem amplo, construído para estimular os mais variados esportes, além de favorecer a realização dos jogos estudantis, que são uma marca do colégio”.

Por falar em jogos estudantis, 2025 tem tudo para ser um ano marcante para o Salesiano, como afirma Júnior Crespo, responsável técnico pelo Futsal. “Este será um ano bastante movimentado para a escola. Além dos Jogos Estudantis Record e Nova Estação e do JOEC, teremos o Inter Salesiano, reunindo escolas salesianas de diferentes estados, bem como o JIS, os Jogos Internos Salesianos, que são a nossa grande vitrine. É onde os alunos demonstram que estão prontos para defender a camisa do Salesiano, participando de jogos importantes, sempre com a presença dos pais e de toda a comunidade escolar”, revela Júnior, lembrando a participação das famílias nesse processo. “Os familiares não só marcam presença, como apoiam os jovens de forma ativa, a ponto de terem formado uma torcida organizada, que impressiona até os visitantes, tendo criado uniformes personalizados e perfil nas redes sociais”, acrescentou.

A força do esporte na formação do alunoResponsável técnico pelo Basquete, Handebol e Voleibol, Jorge Wallace destaca a forte relação entre o esporte e o desempenho acadêmico dos estudantes. “Além de promover valores como respeito, colaboração, foco e dedicação, o esporte no Salesiano está inteiramente alinhado com a parte pedagógica, a ponto de mais de 80% do nosso grupo ter um ótimo rendimento escolar”, frisa Jorge. “Afinal, no Salesiano, valorizamos o desempenho acadêmico acima de tudo, a fim de que os alunos se empenhem não só nas quadras, mas também nas salas de aula”.

Outra grande novidade para 2025, segundo os professores, é a revitalização do complexo poliesportivo do Salesiano, que está sendo reformado para alavancar ainda mais o esporte. “Nossa estrutura está sendo modernizada, mas sempre respeitando os princípios de Dom Bosco, que via o esporte como um poderoso instrumento de transformação. Isso explica por que as instituições salesianas possuem amplos espaços. É uma forma de estimular o convívio e as conexões humanas, demonstrando que o Salesiano é, de fato, uma casa que acolhe”.