Qual a escola ideal para o seu filho?

Você se lembra do melhor presente que já deu ao seu filho? Pois é. Diante de tantas roupas, brinquedos, viagens e aniversários, fica até difícil eleger qual item mais trouxe felicidade genuína à criança. Mas existe um presente que supera qualquer objeto e pode marcar a vida do seu filho para sempre: a educação. Afinal, esse é o verdadeiro legado que acompanhará a criança ao longo da vida, abrindo caminhos para um futuro sólido e cheio de oportunidades.

Por isso, é fundamental que os pais sejam criteriosos na hora de definir onde seus filhos irão estudar, avaliando critérios que vão muito além da questão financeira. Para abordar o assunto, o Mania de Saúde esteve no Colégio Bittencourt, que há 110 anos é referência em nossa região. O diretor Bruno Paes Guimarães recebeu nossa equipe de reportagem e destacou alguns pontos que os pais devem observar ao escolher uma instituição de ensino para a criança, assegurando que ela estude em um ambiente seguro e propício para o seu desenvolvimento.

Projeto pedagógico – “Antes de tudo, os pais precisam conhecer o projeto pedagógico da escola e verificar se ele está alinhado com as expectativas e valores da família. A instituição é apenas um negócio ou realmente se preocupa em preparar seu filho para a vida? A escola adota uma abordagem individualizada para a criança ou está focada apenas em matrículas? Refletir sobre essas questões pode facilitar a escolha e prevenir desgastes futuros”.

Docência – “Quem são os professores? Quais profissionais compõem essa equipe? Além dessas perguntas, considere também o material didático. Há quanto tempo a escola o utiliza? Ele é atualizado com frequência? O sistema de ensino foi selecionado por estar presente em muitas escolas ou visa atender a um perfil específico de aluno? Avalie a reputação desse sistema no mercado e examine as ferramentas que ele disponibiliza para os estudantes”.

Adaptação – “No dia a dia da escola, é comum não só a chegada de novos alunos, mas também a mudança de segmento. O jovem entra numa nova fase escolar e isso representa uma rotina diferente para ele e para a família. É importante, então, que a escola tenha profissionais capacitados para garantir um melhor acolhimento nessa fase de adaptação. Ter uma equipe pedagógica bem treinada e uma direção ativa é fundamental para que essa transição ocorra de forma segura e tranquila para os alunos”.

Estrutura e acessibilidade – “É importante observar a localização e o acesso à escola, verificando se há porteiro, estacionamento e se a criança é monitorada durante sua permanência no colégio, saindo apenas com autorização dos responsáveis. Quando pensamos em acessibilidade, muitas vezes focamos somente em pessoas com deficiência, mas ela também se aplica à criança. Os banheiros são adequados para o seu filho de 2, 7 ou 16 anos? A higiene é uma preocupação na escola? Ela oferece uma estrutura compatível com cada faixa etária? São questões aparentemente simples, mas que fazem uma diferença enorme para o aluno”.

Alimentação – “As crianças passam um tempo considerável no colégio. Sendo assim, é importante avaliar se a instituição atende às necessidades nutricionais de cada aluno e se ele tem a liberdade de escolher como prefere se alimentar durante sua permanência na escola”.

Habilidades – “É importante averiguar se a instituição promove diferentes habilidades, indo além do conteúdo em sala de aula. Se a criança tem um perfil mais competitivo, por exemplo, é fundamental que ela possa participar de olimpíadas como as de física e matemática. Além disso, a escola deve incentivar o esporte e não se restringir a jogos estudantis. É importante que ofereça atividades desde a infância, abrangendo a psicomotricidade, tendo ainda um parquinho adequado e aulas de educação física com profissionais experientes no segmento”.

Cultura – “É fundamental checar se a escola promove a leitura, se há clube do livro, se realiza projetos que estimulem o conhecimento. Outro diferencial são os estudos de campo, que ampliam horizontes e promovem a autonomia do aluno. Sempre oriento os pais a visitarem diferentes escolas, porque cada família tem uma necessidade diferente. Não é porque um conhecido seu estuda em uma determinada escola que ela será adequada para o seu filho. Pergunte-se o que você espera daquela instituição e se informe sobre ela. Isso ajuda a garantir um melhor desempenho à criança, abrindo caminho para um futuro promissor”.