Com 11 anos, a riostrense Alicia Gomes já tem vários títulos
Provando que idade não é documento, a riostrense Alicia Gomes, com apenas 11 anos, se destaca nas competições nacionais e internacionais de Mountain Bike. A jornada da jovem atleta começou quando ela tinha apenas 7 anos, acompanhando os pais em pedaladas e participando dos grupos de pedal.
Hoje, representando Rio das Ostras, a jovem faz parte do Supera Race Team, treinada por Anna Baeta. Esse ano, ela já conquistou o título de Campeã Estadual de XCO (Cross-Country Olympics) e o XCM (Cross-Country Marathon), na categoria infantojuvenil feminino.
Em 2023, com somente 10 anos, Alicia se sagrou vice-campeã da Copa Internacional de Mountain Bike. Atualmente, ela mantém uma rotina intensa de treinos, conciliando a escola e atividades extracurriculares.
Agora, seu talento se notabiliza no estado de Minas Gerais, para onde se dirigiu a fim de competir pela primeira vez na categoria infantojuvenil de 12 a 14 anos, faixa etária acima da sua idade. Vale destacar que a atleta, além de superar os obstáculos das provas e circuitos, também se revelou apta a enfrentar a diferença de altitude, já que a competição foi programada para acontecer a mais de 1.500 metros acima do mar.
Essa competição, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio, foi chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que é a única entidade do Ciclismo filiada à União Ciclística Internacional (UCI). Foram 3 dias de provas, iniciando com a prova de XCC (Cross-Country Short Track). No sábado, 18, ocorreu a prova de XCO (Cross-Country Olympics), válida pelo Ranking Mundial, e a Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real (XCM) com 2 percursos, de aproximadamente 44 e 70 km, finalizou o evento.
Para Úrsula Gomes, mãe da atleta, o Bolsa Atleta, benefício promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, aumenta a confiança e a motivação dos jovens, além de contribuir para as necessidades básicas para alcançar os objetivos esportivos. “Agradecemos a iniciativa da Prefeitura, que, através do Bolsa Atleta, tem apoiado muito a Alicia a se desenvolver no esporte. Nosso desejo é que mais crianças venham a conhecer e participar do Mountain Bike, e que surjam novos projetos e incentivos para difundir o esporte”, conclui Úrsula.