



Espaço Clarisse Mota cuida de crianças neuroatípicas
Ser mãe ou pai de uma criança neuroatípica é desafiador sob muitos aspectos. Mas, quando se encontra um lugar bem estruturado e com uma equipe motivada para cuidar do seu filho, o desafio fica mais leve. Essa é a proposta do Espaço Clarisse Mota, onde, através do atendimento multiprofissional, crianças neuroatípicas conseguem se desenvolver em um ambiente cercado de afeto.
Nossa reportagem conversou com a Terapeuta Ocupacional Clarisse Mota, que conta como tudo começou. “O Espaço Clarisse Mota é o sonho de muitos anos. Me formei há vinte anos, sou de Niterói. Meu plano inicial era vir trabalhar em Campos e voltar para lá, porque é onde está minha família, embora eu também tenha parentes aqui na cidade. Só que a pandemia mudou a vida de muita gente, inclusive a minha. Acabei ficando. Em 2022, uma fonoaudióloga que trabalhava comigo voltou a me instigar sobre esse sonho. A minha ideia, a princípio, era integrar a terapia ocupacional com a música. Aí a Michele Neme, uma grande amiga, me incentivou muito e então eu e a Viviane Martins, nossa administradora, nos juntamos e montamos o espaço, a princípio no CDT. E assim eu fui construindo minha vida aqui. Além disso, Campos é uma cidade que tem poucos terapeutas ocupacionais. Quando eu cheguei, eram só quatro na cidade. Hoje são cerca de 30, mas ainda há demanda”.
Tornar-se um espaço multiprofissional, portanto, acabou se impondo como uma necessidade para Clarisse. “A gente pensa muito nos pais das crianças. A mãe não quer trazer a criança para fazer TO aqui, fono na Pelinca e fisioterapia no Centro, por exemplo. Então, quanto mais profissionais diferentes tivermos, facilita a vida desses pais. E a gente vai conhecendo pessoas, trabalhando junto em outros lugares, então, temos uma sinergia e uma conexão muito grande, o que facilita no tratamento das crianças. Atualmente, nosso público maior são crianças no espectro autista, mas também atendemos síndrome de Down, TDAH, crianças neuroatípicas de uma forma geral. E, quanto mais cedo for feita a intervenção, melhor”.
Quem desejar conhecer o Espaço Clarisse Mota pode fazer uma visita. O endereço é Rua Edmundo Chagas, 149 (atrás do edifício Salete) e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 07h às 17h. O Espaço conta com Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Psicologia, Psicomotricidade, Musicoterapia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Alimentar e Nutrição (para crianças e adultos).