As belezas de Laje do Muriaé

Laje do MuriaéLaje do Muriaé tem o toque típico de interior. O município preserva e valoriza as manifestações históricas e folclóricas, como a Folia de Reis, promovendo anualmente o Tradicional Encontro de Folias. Para quem admira o turismo histórico, a Cidade conserva igrejas datadas de 1900, como a Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso e Nossa Senhora da Piedade. O município oferece ainda atrativos naturais, como a Cachoeira do Paranhos, que apresenta águas com temperatura amena, possui área de lazer e fica a apenas 2 km do centro da Cidade. Vale também a visita ao “Morro do Zé do Arrastado”, que possui um pelourinho de pedra e ferro, situado junto a uma cruz, que retrata o período da escravidão na região. O local é muito procurado para oração e peregrinação. Quem desejar conhecer mais sobre a Cidade deve visitar a Casa da Cultura, que tem suas paredes internas revestidas com fotos antigas que retratam a história do município desde a sua descoberta até os dias de hoje. Laje do Muriaé também proporciona aos seus cidadãos e turistas, eventos culturais e festivos com ampla programação de shows musicais com artistas renomados. A Cidade é conhecida, ainda, pelo seu Carnaval de Rua, a Festa do Peão e também o Festival do Arroz. Conta, ainda, com atividades voltadas para o artesanato local e o turismo rural.

Cachoeira do Paranhos

A cachoeira muito visitada pelos lajenses possui área de lazer e fica apenas 2 km do centro da cidade.

Morro do “Zé Do Arrastado”

Possui um pelourinho de pedra e ferro, situado junto a uma cruz, que retrata a escravidão da região. Conta a história que um escravo chamado José tentou fugir do Quilombo e foi encontrado pelo Capitão do Mato que o amarrou em um cavalo e o arrastou até a morte. O local é muito procurado para oração e peregrinação.

Casa da Cultura

O espaço conta com imagens expostas que contam a história da cidade. Nela há também um salão onde acontecem exposições de artesanato, apresentações escolares, entre outras. As paredes internas da Casa são revestidas com fotos antigas que retratam a história do município desde a sua descoberta até os dias de hoje.

Festival do Arroz

O tradicional Festival acontece no mês de julho. Conta com uma programação com shows e tendas em que são oferecidos vários pratos feitos com arroz, celebrando o fato de a Cidade ter sido a maior produtora de arroz do Estado.

Festa do Peão

A festa, que acontece no mês de setembro, comemora o aniversário de Emancipação Político-Administrativa da Cidade. Possui várias atrações renomadas e também apresentações de artistas locais, além do rodeio.