E o seu carro depois das férias?

E o seu carro depois das férias?Manutenção do veículo é fundamental depois da estrada

Independente de qual foi o seu destino (praia, campo ou serra), para que o carro continue apto a atender às suas necessidades, é preciso realizar a checagem. Na praia, por exemplo, a maresia combinada com a areia pode oxidar a lataria ou mesmo prejudicar o desempenho do motor e sistemas de freio. Já para quem foi para o interior, o perigo está na entrada de poeira e as trepidações causadas pela irregularidade das estradas. Elas podem comprometer seriamente a suspensão, o motor, filtros e o sistema de iluminação, de acordo com Wanderson Peixoto, proprietário da 900HP, representante Michelin na região.

Prepare seu carro para as férias
Wanderson Peixoto, proprietário da 900 HP, representante Michelin na região

O próprio engarrafamento exige mais dos freios e pode causar problemas nas peças, segundo Wanderson. “Aceleradas e freadas bruscas causam desgaste ainda maior dos discos e tambores de freios. Por isso, no trânsito intenso, mantenha uma distância segura do veículo da frente e acelere levemente quando fluir. Tão importante quanto a revisão antes das férias para evitar dores de cabeça na estrada, a revisão pós-férias pode também evitar problemas quando voltar a usar o seu carro no dia a dia. Quando a manutenção do carro está em dia e foi feita a revisão antes de viajar, a checagem pós-férias é mais tranquila e, provavelmente, apenas uma boa lavagem e checagem das peças de desgaste por segurança”, disse.

Confira outras dicas essenciais para o seu veículo!

*Fluidos (óleos) e filtros

“Em condições ideais, são substituídos entre 7 e 10.000km, mas, quando há exposição à poeira, ‘uso severo’, a vida útil pode reduzir. O mecânico deverá verificar os níveis e avaliar a necessidade de troca”.

*Elétrica

“Checagem do sistema de iluminação, alinhamento dos faróis, etc.”.

*Suspensão e freios

“Para veículos que rodaram em estradas esburacadas, para garantir a segurança e estabilidade, é importante avaliar a geometria (alinhamento), verificar buchas, amortecedores, terminais de direção, pastilhas e discos de freio, pneus, etc. Alguns barulhos podem sinalizar desgastes ou rompimento de peças da suspensão”.

*Motor

“Verificar velas, cabos, injeção eletrônica, correias, tensores, pois o mau funcionamento, além de aumentar o consumo de combustível, pode gerar um dano maior se não sanado a tempo”.

*Pintura

“Após exposição ao sol e maresia (grandes vilões da pintura), procure lavar com água e sabão neutro quando retornar e após aplicar uma cera protetora. Se você acha chato e trabalhoso fazer essa checagem, ligue para a 900HP no telefone (22) 999773900 e agende uma avaliação de mais de 30 itens sem custo. Se preferir, podemos buscar seu carro e entregá-lo assim que estiver pronto. Traga seu carro para a 900HP, seu espaço MICHELIN e BF GOODRICH em Campos”.