Atividade física? Chama a garotada!

Atividade física? Chama a garotada!Conheça os benefícios dos exercícios físicos para o coração das crianças!

Na correria do dia a dia, em meio a um universo infindável de tarefas, é comum nos esquecermos que os alicerces de nossa saúde são estabelecidos na infância. Mas é nesse período que a prática regular de atividade física torna-se uma chave mestra para o desenvolvimento holístico dos pequenos, exercendo um papel crucial na formação do indivíduo. Para abordar o assunto, ouvimos a médica cardiologista pediátrica Dra. Verônica Martins, que revela como a atividade física pode impactar positivamente a saúde cardiovascular e o bem-estar geral das crianças.

Mania de Saúde – Qual o papel específico da atividade física na saúde cardiovascular infantil e quais são os benefícios observados em termos de prevenção de doenças cardíacas desde a infância?

Dra. Verônica Martins – A atividade física desempenha um importante papel na saúde cardiovascular infantil por diversas razões. Promove melhora da função cardíaca, ajuda a regular a pressão arterial, promove o controle de peso, melhora o perfil lipídico, reduz o risco de Diabetes Mellitus tipo 2, além de trazer benefícios psicológicos e sociais.

Atividade física? Chama a garotada!
A médica cardiologista pediátrica Dra. Verônica Martins

Mania de Saúde – Como a prática regular de atividade física pode influenciar o desenvolvimento do sistema cardiovascular em crianças?
Dra. Verônica Martins – A atividade física regular é altamente recomendada na faixa etária pediátrica, justamente por trazer os benefícios já citados. Incentivar a atividade física desde a infância faz com que os hábitos de vida saudáveis se perpetuem durante todas as fases de crescimento do ser humano, tornando-o um adulto com menor risco de doenças cardiovasculares.

Mania de Saúde – Quais recomendações específicas você daria aos pais para incentivar um estilo de vida ativo em seus filhos, a fim de promover um coração saudável desde cedo?

Dra. Verônica Martins – Nas crianças pequenas (até os 5 anos de idade), incentive brincadeiras ativas, como correr e pular, brincar em parquinhos. Atividades que estimulem a coordenação motora são excelentes. Nas crianças em idade escolar (dos 6 aos 12 anos), é interessante promover a participação em esportes ou em atividades em grupo, como futebol, natação e dança. Nos adolescentes, encoraje a prática de esportes ou atividades individuais, como corrida, ciclismo, yoga. O importante é respeitar os interesses e preferências pessoais. Além disso, estabeleça limites para o tempo de telas (TV, celular e computadores).

Mania de Saúde – Existem impactos positivos da atividade física na infância relacionados a outros aspectos do desenvolvimento físico, emocional ou cognitivo que os pais devem ter em mente?

Dra. Verônica Martins – Sem dúvidas. A prática de atividades físicas ajuda no fortalecimento muscular e ósseo, na coordenação motora e equilíbrio. Promove o desenvolvimento emocional, com a criação de autoestima e confiança. Além disso, exercícios físicos podem melhorar a concentração e a capacidade cognitiva, auxiliando no desempenho escolar. Também reduz o estresse e a ansiedade, e ainda promove a melhora do humor. Só existem benefícios!