HERE WE GO AGAIN

A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)

HERE WE GO AGAINJaneiro de 2024! Curioso como as pessoas apenas encaram o início do ano, como mais um, como todos os outros, e entendem o dia seguinte como uma continuação do anterior. Mas com o tempo, notamos que em si, o tempo pode ter uma aparência de repetição, e eu não discordo, basta olhar para os planos que você fez no ano passado e tem a convicção de refazê-los agora. O curso de Inglês que você não começou, mas esse ano vai; a academia que você pagou e não foi, mas com certeza segunda-feira você irá; ou mesmo aquele novo hábito que ia implementar na sua rotina, que por causa dos outros você não conseguiu, esse ano ninguém te segura… Observe, mudar é sempre uma urgência, mas já tentou não mudar e sim reordenar? Vou usar o Inglês como analogia, para que cada leitor aplique em seu contexto próprio.

Aos 14 anos eu estudei Inglês para cantar música pop internacional, larguei o curso. Aos 25 terminei a graduação para ter uma renda extra, em poucos anos, eu não gostava do que fazia, ensinar idioma era um peso. Aos 37, bate à porta de meu apartamento, um senhor muito distinto e me pediu: “Estudei Inglês sozinho, mas não sei se aprendi direito, pode me avaliar?” Eu fui surpreendida, nunca havia avaliado um autodidata. Mas aceitei, e cheia de insegurança pedi ajuda à um professor experiente. Esse senhor, depois da avaliação, onde apontei alguns equívocos, quis fazer aulas individuais para corrigí-los. Reordenando o meu trabalho para ajudar o meu aluno, ser professora, nesses termos, se tornou o melhor trabalho do mundo. Como consequência, passei a ter aprimoramento pessoal, realização profissional, melhora financeira, conforto e segurança emocional (em aula). Reordenar! Foi isso que eu fiz.

Não acho que conselhos servem para todos, entendo que olhar a experiência do outro pode se tornar seu melhor conselheiro. Aproveite 2024 para rever suas metas, tentando encará-las sob um novo prisma, pois a ordem importa, ordenar nossa vida em prol de algo que seja maior que nós mesmos, nos eleva a um degrau acima, de onde podemos observar de forma clara, onde erramos e como podemos tentar novamente. Para quem pegar a referência, fica a dica: “E lá vamos nós!”