
Continuando a reportagem veiculada na edição de novembro, o Mania de Saúde aborda outros aspectos importantes sobre a manutenção preventiva para o seu carro pegar a estrada com segurança nas férias que se aproximam. Quem segue nos explicando é Wanderson Peixoto, proprietário da 900HP, representante Michelin na região. Confira:
Freios
“Não espere sair um som estridente das rodas para saber que é hora de trocar seu disco de freio ou suas pastilhas. Tenha seus freios verificados regularmente por um profissional para manter o seu carro seguro. O ideal é verificar também o fluido de freio. Se você tem sistema ABS, verifique o sistema eletrônico e se todos os componentes e sensores estão em perfeito funcionamento”.
Filtro de ar do motor e do ar-condicionado
“Um filtro de ar obstruído irá custar mais consumo de combustível, e é ruim para o carro também, ele é chamado de pulmão do carro. Custa muito pouco verificar o filtro e substituí-lo, torne-o uma parte regular de sua rotina de manutenção do carro. Verifique também o filtro do ar-condicionado, ele é uma das peças mais importantes, reduz os odores e evita que partículas do ar externo entrem no veículo, como fumaça e poeira. Em geral, o filtro deve ser substituído a cada 10.000 km, evitando o acúmulo de bactérias e fungos que podem causar irritações das vias respiratórias, sem contar que, com o sistema sujo, o compressor precisa se esforçar mais para refrigerar o ar e consequentemente aumentando o consumo de combustível”.
Sistema elétrico e luzes do veículo
“Qualquer das luzes em seu carro não funcionarem corretamente é perigoso, bem como um sistema elétrico com falhas. Certifique-se de verificar os seus piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, seus faróis regularmente. Embora é provável que você detectar um farol desregulado, você pode facilmente não perceber uma lanterna traseira queimada ou quebrada”.
Fluido da direção hidráulica
“Se você já dirigiu um carro sem direção hidráulica, então você sabe como é importante verificar este fluido. Sem ele, sua direção hidráulica poderia falhar, tornando mais difícil controlar seu carro. Em alguns modelos, dá até para completar e fazer a troca por conta própria, mas é melhor deixar isso por conta de um profissional, com o equipamento adequado”.
Líquido de arrefecimento
“Você vai precisar se certificar de que seu líquido de arrefecimento está no nível correto e na proporção correta entre água e líquido de arrefecimento. Essa proporção é necessária porque água pura no sistema vai corroer as partes metálicas e provocar vazamentos, além de resultar em superaquecimento”.
Arranhões e rachaduras na pintura do veículo
“Pode parecer coisa boba, e isso não influencia tanto na segurança do veículo. Porém, esses problemas podem evoluir para uma ferrugem, pois deixam a lataria do veículo exposta. O quanto antes você encontrar uma solução, melhor será, pois evitará que o problema se propague e agrave. Aos leitores do Mania de Saúde, nós, da 900HP, o seu espaço Michelin em Campos dos Goytacazes, colocamo-nos à disposição para fazer esse check-list (avaliação) totalmente grátis. Ligue para (22) 3033-0900 ou 999773900 e agende sua avaliação”.