Angela Amaral dá o seu depoimento sobre o dia da enfermagem
A enfermagem é uma profissão desafiadora e exigente que requer uma combinação de habilidades técnicas e humanas. Além de cuidar das necessidades físicas dos pacientes, as enfermeiras e enfermeiros também oferecem suporte emocional e psicológico, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade que muitas vezes acompanham uma doença grave. Eles trabalham em hospitais, clínicas, consultórios médicos, escolas, empresas e muitos outros locais.
Neste mês em que celebramos o dia do enfermeiro, convidamos a responsável pela loja Só Pele, Dra. Angela Amaral, para dar um depoimento sobre a sua profissão. “Em 2023, a profissão ‘Enfermeiro’ ainda causa estranheza e muitos equívocos não só para os pacientes, como também para muitos profissionais. Uma profissão com muitas especialidades: enfermeiro intensivista, socorrista, neonatologista, estomaterapeuta, podiatra, enfermagem do trabalho, obstetrizes e etc.… Enfermeiros graduados, pós-graduados, mestres, doutores, enfermeiros empresários, docentes e são esses profissionais que, independente da especialidade ou titulação, exercem a profissão no que ela tem de mais nobre… ‘O cuidar de pessoas’. É sabido que todos, independente de condição social, credo ou raça, um dia irá precisar dos cuidados desse profissional para si ou para um de seus entes em alguma de suas especialidades, do nascimento ou na hora de sua passagem. Nunca se falou tanto deste profissional como no período da pandemia, onde muitos heroicamente sucumbiram no exercício, mas não se eximiram do cuidar e da solidariedade. A matriarca da Enfermagem, a Sra. Florence Nightingale, uma rica e muito religiosa inglesa, por volta do ano de 1840, desenvolveu métodos para o cuidado de feridos de guerra e é este
modelo de cuidado que conhecemos até os dias de hoje. É responsável pela teoria ambientalista na qual explica a importância do ambiente sobre a recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos, e que o cuidado não envolve somente a questão de caridade, mas, sim, implica no saber fazer por meio de conhecimento científico. No mês de maio se comemora o dia destes profissionais e algumas instituições aproveitam para abordar temas que engajem a comunidade e outras categorias da mesma profissão: técnicos e auxiliares. Sou grata a Deus e feliz com a profissão que escolhi e poder exercê-la sempre ansiosa por aprender um pouco mais. Obrigada aos colegas de profissão e aos amigos que fiz durante meus anos de exercício. Parabéns pelo nosso dia!”.