Um atleta de sucesso

Um atleta de sucesso
O atleta e fisiculturista Maycon Pereira

Entenda os desafios e os benefícios do fisiculturismo

O fisiculturismo é uma modalidade esportiva que consiste em competições de musculação, onde os atletas exibem seus músculos desenvolvidos e são julgados por uma banca de jurados. O fisiculturismo tem se popularizado cada vez mais ao longo dos anos e, hoje em dia, é possível encontrar competições em todo o mundo.

Os atletas treinam duramente para conseguir desenvolver músculos grandes e definidos, e passam por rigorosas dietas e planos de treinamento para conseguir alcançar o físico desejado. Além disso, o fisiculturismo também é conhecido por sua importância na promoção de hábitos saudáveis e no desenvolvimento de uma boa autoestima. Muitos atletas relatam que a prática do fisiculturismo os ajudou a superar problemas pessoais e a se sentirem mais confiantes.

Nossa reportagem bateu um papo com o atleta e fisiculturista Maycon Pereira sobre o esporte. “A minha história com a musculação começou na infância. Meu avô era halterofilista, sempre trabalhando em academia, então, desde muito novinho estive envolvido com treinos e sempre gostei muito. Mas achava que aquilo não era para mim, eu era gordinho. Na faculdade, conheci um colega que era atleta e fomos treinar uma vez. Ele sugeriu que eu treinasse para competir. No começo, não levei fé, mas, com o passar do tempo, conheci outro amigo no estágio que tinha vontade de competir. Ele me indicou um nutricionista e alinhei o trabalho com o meu treinador. Isso foi em 2021. Em abril de 2022 fiz a estreia no palco. Finalizei o ano participando de quatro campeonatos”, revelou Maycon.

Ele fala ainda sobre a rotina de treinos e alimentação. “Quando está perto da competição, a alimentação fica bem restrita e os treinos, mais curtos. Faço mais exercícios aeróbicos para elevar o gasto calórico e potencializar a queima de gordura. Geralmente com duas horas de caminhada. Quando a competição está mais distante, esse cenário se inverte. Uma dica que eu dou para quem quer começar é procurar bons profissionais de educação física e nutrição para auxiliar no processo, preparar a mente, não ter pressa e fazer acontecer”.