Dia do Médico Especial – Aos médicos, nossa Homenagem!

Andréa Muniz

Publisher, empresária da comunicação, jornalista, engenheira de produção. Com experiência de 25 anos à frente do Mania de Saúde.
Papo com os MÉDICOS!

Dia do Médico 2022“A base da medicina é a simpatia e o desejo de ajudar os outros, e tudo o que é feito com esse fim deve ser chamado de medicina”. Frank Payne

Há vinte e cinco anos me dedico ao jornalismo e marketing médico junto à minha excelente equipe de colaboradores que se esmera em retratar e passar para as nossas páginas as mensagens de cada profissional e seus anseios profissionais e estratégicos. Ao longo dessa caminhada percebemos a importância de continuar levando à sociedade informações de qualidade, aproximando assim o público leitor dos nossos heróis da medicina, como aludido pelo Dr. Charbell Kury, nosso colunista convidado do mês, em seu texto na página 24, preparado exclusivamente para você, médico, neste mês que comemoramos o seu Dia. Quando falo em conteúdo de qualidade, me refiro ao tão falado atualmente, o marketing de conteúdo, que já fazemos há 31 anos através das matérias jornalísticas em nossas páginas, permitindo ao médico mostrar sua autoridade no assunto, construindo assim o seu branding, além do marketing social através de nossa coluna social, ou seja, ninguém inventou a roda no mercado digital. Aliás, com a explosão desse mercado nos últimos dois anos em função da pandemia, percebemos uma atualização “forçada” de alguns profissionais que ainda eram reticentes ao modelo de marketing e divulgação, ainda confundidos com exposição. O mais bacana disso tudo, ao meu ver, é que houve um processo de aceleração e evolução na forma que vocês, médicos, veem o marketing médico e sua importância hoje. Muitos de vocês, que eram tímidos, hoje fazem vídeos e podem dar aula a muitos comunicadores, admirável essa capacidade de adaptação! Uma curiosidade boa, diga-se de passagem, pois, nos cursos de atualização que fazemos todos os meses, percebo um movimento dos profissionais médicos; sim, a maioria dos cursos de marketing médico é ministrado por colegas de profissão que já percorreram o caminho, já erraram e hoje colaboram para que vocês tenham acesso ao caminho do sucesso sem precisar “errar”. Os colegas estão chegando a uma conclusão, que há muito tempo venho falando em nossos canais, impresso e digital: a importância de um bom Plano de Marketing, personalizado. Cada profissional com sua realidade, local de atendimento e disponibilidade pode e deve se utilizar das diversas ferramentas de marketing disponíveis para alcançar seus objetivos profissionais. E esse continua sendo o nosso papel, te ajudar nesse planejamento e execução ou apenas prestar consultoria. E, em nome de toda minha equipe, quero parabenizar a todos vocês, médicos, nesse dia 18, pelo seu Dia e desejar: Mania de Saúde pra você também! Algumas de nossas recentes capas com expoentes da medicina em nossa região