
Muitos alunos têm dificuldade com um dos fonemas produzidos pelo “th” em Inglês, e na pronúncia da palavra “birthday” (aniversário de nascimento), o mais comum é se ouvir “bird day”. Eu escolhi esse título para contar uma história que os leitores do Mania talvez já conheçam, mas quero apresentá-la sob outra perspectiva. Vamos falar do “dia da ave”, bird day.
Para quem não lembra, o avestruz é a maior espécie viva de ave, se fizerem uma rápida pesquisa, conhecerão fatos interessantes sobre ele, como, por exemplo, que por não terem dentes quando comem o alimento, quais sejam, sementes, plantas e gafanhotos, engolem pedras também, para ajudar a triturar a comida, por isso a cabeça enfiada no chão. Isso é curioso, pois a imagem que temos deste bicho é que, ao se sentir ameaçado, se esconde. Já a águia também não tem dentes, mas não precisa das pedras. Por que será?
Não sou especialista em aves, mas essa diferença me fez pensar na tal história que mencionei no início, a história do Jornal Mania de Saúde. Por ser um jornal de sucesso e que acolhe, sob seu “guarda-chuvas” de anúncios, profissionais competentes de várias áreas, imaginamos quantas “pedras” seu fundador teve que engolir junto, bem no início, e talvez, quem sabe, até o fim. Entretanto, se olharmos bem de perto, entenderemos que Sylvio não era avestruz, mas sim uma águia.
Ele tinha uma visão macroscópica, não só viu um nicho empresarial, mas, acima de tudo, entendeu que um jornal que prestasse o serviço indispensável ao público, pelo qual ele sempre teve respeito, poderia e deveria ser feito. E então, depois de adquirir seu maior ativo humano, sua esposa Andréa que, não apenas, se juntou a ele nessa empreitada, como, até hoje, lidera magistralmente sua equipe, aumentando cada vez mais a credibilidade deste meio de comunicação tão respeitado em Campos e região.
Tomemos como exemplo e sejamos águias, como o casal, precisos, ágeis, rápidos, decididos, fortes, e não avestruzes, que, por conveniência ou pelas pedras, se escondem atrás de desculpas e não nos deixam voar. Happy “Bird day”, Mania de Saúde!