A Prefeitura de Macaé recebeu mais de 190 pedidos de Consulta Prévia, realizados por empreendimentos que têm interesse em se estabelecer no município. O número foi registrado nos últimos 10 meses e marca o novo ciclo de desenvolvimento, com expansão de negócios e atração de investimentos na cidade.
O Procurador-Geral do Município, Fabiano Paschoal, afirma que as equipes têm se esforçado para avaliar os pedidos com mais celeridade. “Essa notícia é muito positiva. No período de quatro meses, o aumento de consultas prévias aumentou muito, o que demonstra o interesse de novos empreendimentos no município, trazendo inúmeros benefícios, principalmente na geração de trabalho e renda para a população”, avaliou.
O resultado também está atrelado às medidas adotadas que buscam criar um ambiente favorável à geração de negócios e, como consequência, à criação de postos de trabalho. “Macaé tem vários fatores que a tornam uma cidade de grande interesse aos investidores, desde os ligados ao setor energético, como os demais de serviço: varejista, saúde, entre outros. A cidade tem entendido o seu papel ao propiciar a desburocratização de processos, se aproximar de instituições, entidades empresariais e criar mecanismos que garantam a consolidação do desenvolvimento e crescimento sustentável”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.
A Comissão de Consulta Prévia da Prefeitura de Macaé – formada pela Procuradoria Geral, Secretarias de Obras, Ambiente, Mobilidade Urbana e Fazenda – está a todo o vapor. “Começamos em janeiro de 2021 um trabalho humanizado dentro do que Macaé precisa de análise de pedidos de empreendimentos’’, explicou o Presidente da comissão, o Procurador-Geral Fabiano Paschoal, informando também que as reuniões acontecem semanalmente às quartas-feiras, de forma ordinária e, de forma extraordinária, podem ser marcadas a qualquer tempo, dependendo da matéria. De acordo com o procurador, a análise de processo é feita por todas as secretarias, por sorteio. Entre os processos, a comissão discorreu sobre a implantação em Macaé das redes Açaí, Dom, Door, Vale Azul, postos de gasolina e outros comércios e empreendimentos.