Doe sangue, doe vida!

A Guarda Civil Municipal de Itaperuna cumpriu uma missão especial e muito importante. Parte dos agentes se dirigiu ao Banco de Sangue do Hospital São José do Avaí, onde sete guardas doaram sangue. A iniciativa voluntária se deu por conta do baixo estoque de sangue na unidade neste período de pandemia. Durante os próximos dias, outros agentes também terão dispensa dos serviços para doarem sangue. “É motivo de muita alegria e nos sentimos honrados, privilegiados de estarmos com saúde e podermos participar dessa ação tão nobre. É importante para nós enquanto seres humanos e para nossa instituição poder participar e ajudar alguém que precisa receber o nosso sangue”, disse o coordenador da Guarda Civil Municipal e Trânsito, Vilton Tostes. A doação da guarnição segue nos próximos dias e será feita por número limitado de agentes em cada dia para seguir protocolo de prevenção contra a Covid-19 e, assim, evitar aglomeração. Qualquer pessoa que preencha os requisitos pode doar sangue.

PARA DOAR É PRECISO:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos;
  • Apresentar documento original com foto.
O Núcleo de Hemoterapia do Hospital São José do Avaí fica localizado na Rua Coronel Luiz Ferraz, 397, centro – Itaperuna-RJ. O atendimento é das 7h às 12h, de segunda à sexta. É indispensável a apresentação de um documento original com foto. Para mais informações, ligue: (22) 3824-9259 ou mande um WhatsApp para (21) 99653-1605.

Vacinas

O Ministério da Saúde divulgou um informe técnico atualizando os prazos de doação de sangue para as pessoas que foram imunizadas contra a Covid-19. Coronavac – Dois dias após cada dose; AstraZeneca – Sete dias após cada dose; Pfizer – Sete dias após cada dose; Janssen – Sete dias após cada dose; Sputnik V – Sete dias após cada dose; Covaxin – Dois dias após cada dose; Vacina da Moderna – Sete dias após cada dose. Quem estiver com suspeita de Covid-19 ou tiver se recuperado recentemente, é necessário aguardar 15 dias após a manifestação dos sintomas.