Seu futuro está aqui

Quem deseja seguir carreira no serviço público tem motivos de sobra para comemorar. Isso porque, nos últimos tempos, foram anunciados concursos para diversos órgãos em todo o país. O destaque fica para instituições como o Banco do Brasil, cujas inscrições estavam abertas até o fechamento desta edição, bem como Caixa Econômica Federal, que prevê um total de 10 mil contratações e tem edital programado para setembro, além do INSS, que é sempre um dos mais aguardados e pretende suprir 7.575 vagas, com data ainda a definir.

O cenário, como se vê, é animador, como o Mania de Saúde pôde verificar ao se dirigir à Loja dos Concursos, referência na venda de apostilas para concursos em nossa região. Por lá, conversamos com Hélvio Barreto, o pensador brasileiro, que destacou a importância desse novo momento vivido pelo setor. “Primeiro temos que agradecer a Deus, porque os concursos estão voltando, depois da paralisação ocorrida por conta da pandemia. Saiu agora o concurso do Banco do Brasil, com vagas imediatas para a região sudeste, bem como o do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que saiu agora também, com cargos de combatente, guarda-vidas e técnicos de enfermagem, entre muitos outros concursos”, cita Hélvio. “Processos seletivos de alguns municípios também estão acontecendo, bem como concursos em outros estados. Ou seja: os concursos estão voltando e isso é bastante animador para os concurseiros. Por isso que sempre oriento para não baixar a guarda e continuar estudando, sobretudo português e raciocínio lógico, que são disciplinas obrigatórias em todos os concursos, assim como informática. Quem está estudando agora vai ser premiado, porque são matérias básicas, que fazem a diferença na rotina de estudos”.

Segundo Hélvio, a procura pelas apostilas já indica uma importante retomada do setor, que estava há mais de um ano parado sem certames. “A procura maior está sendo pelo concurso do Banco do Brasil. A busca pelo do Corpo de Bombeiros ainda está meio tímida, mas acredito que irá deslanchar, pois a prova está prevista para outubro. Mas a grande vedete ainda é o da Polícia Civil do Estado do RJ, que tem vaga para investigador, auxiliar e técnico de necropsia, inspetor, entre outros. Para a PM também do estado do RJ há perspectiva de sair a qualquer momento. Mas a procura pelo da Polícia Civil já vem acontecendo desde o ano da pandemia. O mesmo ocorre com o TJ, que também é um concurso repleto de expectativas, porque devem reabrir as inscrições e remarcar a data da prova. Então, para quem não fez, é uma ótima oportunidade”, diz Hélvio. “Aqui, na loja, temos as apostilas preparatórias, que vêm com antecedência, para a pessoa ir se preparando e, depois, quando sai o edital, já vem a apostila elaborada em cima do conteúdo programático dos editais, o que é outro diferencial para os concurseiros”, acrescentou.

O importante é que, na esteira desses concursos, outros podem começar a sair, inclusive a nível municipal, como ressalta Hélvio. “Acho que, a partir do final deste ano, vão começar a acontecer também esses concursos municipais. Passando essa pandemia, as prefeituras devem começar a renovar seu pessoal e, assim, vários concursos acabam saindo, para os quais também teremos apostilas”, conta ele, lembrando que outro aspecto positivo é a vacinação contra a Covid-19, que vem acontecendo em todo o país. “É muito importante o fato de boa parte da população já estar vacinada e a vacinação continuar sendo feita, porque o grande entrave dos concursos se deu justamente por eles serem presenciais. Então, consequentemente, há um nível de aglomeração. Por isso houve suspensão dos concursos a nível nacional, que ficou evidente e é de compreensão de todos nós. Mas agora, com a população sendo vacinada, refluindo esse vírus, a perspectiva é grande”.

Por fim, Hélvio Barreto comenta algumas novidades importantes da Loja dos Concursos, que podem ajudar ainda mais os concurseiros. “A loja agora está com Instagram (@Lojadosconcursos2021), a fim de manter os concurseiros informados. Além do WhatsApp, por onde a gente atende o público e manda fotos das apostilas para quem estiver interessado. Lembrando que fazemos também o serviço de lan-house e de impressão, que dinamizamos para agregar ainda mais o nosso atendimento”.

Hélvio Barreto | Loja dos Concursos