Dos muitos desafios enfrentados ao longo deste mais de um ano de pandemia, o ensino e a educação foram dos maiores. Escolas, professores, alunos e pais precisaram se adaptar a um novo formato de aulas. Porém, com a vacinação dos profissionais de educação em Campos dos Goytacazes, os estabelecimentos de ensino começam a se preparar para o formato de ensino híbrido, que mescla aulas presenciais e online.
É uma nova realidade para a qual o Colégio Centro de Estudos já está pronto para encarar, de acordo com os coordenadores do ensino fundamental (anos finais), Fábio Willeman Alonso e Alaíde Saab. “A escola já está fisicamente preparada para o retorno das aulas híbridas. Ao longo dos últimos meses, nossos professores tiveram oportunidade de experimentar, testar, explorar novos espaços de aprendizagem, ajustar e inserir a tecnologia no processo educacional de forma que atenda às peculiaridades e necessidades de cada matéria, por meio de novas abordagens pedagógicas e inovadoras. Neste primeiro momento, realizaremos novamente pesquisa junto aos responsáveis para identificar os alunos que retornarão de forma presencial e os que permanecerão no formato remoto, pois visamos formatar uma proposta que atenda à realidade tanto de quem prefere ficar em casa, quanto quem necessita vir à escola. A maior preocupação da escola, neste momento, é atender todos os alunos de maneira eficaz em todo o processo de ensino-aprendizagem, preservando a qualidade e o dinamismo das ações pedagógicas, com propostas significativas e multidisciplinares, objetivando a consolidação dos conteúdos essenciais aos estudos posteriores. Vamos retomar ao novo normal passo a passo, para que todos tenham confiança em uma volta segura. Queremos que todos sintam-se acolhidos, sabendo que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance quando esse momento chegar”, afirmam.
O ensino híbrido é uma proposta inovadora para a educação básica porque permite aplicar os benefícios da tecnologia em sala de aula. Neste modelo, o estudante tem acesso às aulas presenciais e online. O objetivo é combinar as vantagens da educação presencial e à distância com o intuito de estimular as interações sociais e culturais e ainda proporcionar o contato com as ferramentas tecnológicas do campo da educação. O ensino híbrido pode ser adotado por escolas das diferentes séries da educação básica. No entanto, é mais comum no ensino fundamental e médio.