Final Decision

Recentemente, eu fui surpreendida positivamente por uma ligação que, a princípio, era só mais uma entre tantas que recebo querendo saber informações sobre os cursos da escola. Por questão de ética profissional chamarei esta pessoa de Sophia, sabedoria em Grego. O fato é que ela me revelou que, depois de muito tempo amadurecendo a ideia de voltar a estudar Inglês, finalmente havia se decidido, “vou me dar essa chance”, segundo ela, “de realizar esse sonho”.
Parece um fato comum, mas duas coisas chamaram minha atenção, a primeira é que a maioria das pessoas que me liga, pergunta preço, sonda meus horários e leva ainda, no mínimo, uma semana pensando se vai começar ou não. Sophia me ligou no sábado, e Segunda já estava em aula. A segunda que muito me encheu o coração foi perceber sua alegria, ela sorriu do início ao fim da aula, e ao final ela revelou, “estou me sentindo liberta”.
O Inglês me proporcionou muitas coisas boas na vida, inclusive a oportunidade de estar aqui nesse espaço, podendo escrever, e de alguma forma motivar as pessoas a não desistirem do Inglês. Mas a melhor recompensa de todas é trabalhar com pessoas como a Sophia, que fazem meu trabalho valer a pena. E estou dedicando este texto às outras Sophias, que fazem parte da minha vida, meus alunos, que de alguma forma tomaram a decisão final.
Terminada a primeira aula, Sophia me brindou com uma frase atribuída a John Kennedy e que, para ela, reflete a sua própria motivação pessoal. Eu ainda não sei o que você está esperando para voltar a lutar pelos seus projetos ou, no mínimo, como fez Sophia, fazer uma lista das coisas que quer realizar antes do fim de sua vida, mas espero que a frase do Presidente americano possa te ajudar a começar:

“O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento”.