Como deixar seu Instagram mais atrativo?

Os smartphones, além de facilitarem a nossa vida com aplicativos para o dia a dia, também deu vazão a um mundo de possibilidades através da fotografia. O Instagram está aí de prova. O Brasil é o segundo país com mais usuários no mundo. Em recente estudo, a Socialbakers revelou que pela primeira vez o Instagram superou o número de usuários do Facebook.
Mas como produzir um bom conteúdo fotográfico para esta rede? Nossa reportagem conversou com uma das referências em Campos, o fotógrafo Edu Prudêncio. Ele conta como foi o início desta jornada atrás das lentes. “Comecei na fotografia por hobby e hoje é algo que vivemos intensamente. Sempre cito no plural por ter minha companheira fotografando junto comigo em praticamente todos os momentos. Trabalhava em empresa pública e estava chateado com o trabalho. E como apareceram alguns clientes, larguei o trabalho burocrático e investi na fotografia. Investimento em conhecimento, que é algo constante e em estrutura para desenvolver o trabalho. Hoje o que me deixa feliz e intrigado é que registramos um recorte da história e que, com o passar do tempo, as pessoas veem as coisas pelo que fotografamos”, afirma.
Edu fala um pouco sobre a sua percepção da rede social de imagens. “O Instagram é uma ferramenta importante no nosso cotidiano. Acredito que qualquer empresa hoje acabe precisando ter um, bem cuidado, por se tratar da principal vitrine online. Eu vejo isso de maneira muito positiva, já que, por se tratar de uma rede social que prioritariamente tem fotografias, faz com que as pessoas se preocupem cada vez mais em ter uma boa foto no seu perfil. E desta forma valorize ainda mais os profissionais da área”.

O casal de Fotógrafos Edu Prudêncio e Renata Quitete

O fotógrafo dá ainda algumas dicas para se ter um material interessante no Instagram. “Muitas pessoas têm produzido conteúdo já há bastante tempo. Agora ainda mais. Mas acredito muito numa falta de preparo e vejo muita coisa sem sentido, o que acaba sobrecarregando a rede também e ‘atrapalhando’ o que de interessante pode estar acontecendo em um outro perfil. Fico preocupado com o lixo virtual gerado também, pois as pessoas clicam e criam muito e descartam muito material inútil. A dica que dou para quem produz material para rede social é que cuide da luz. Isso é primordial. Entender que algo com uma luz bonita prende atenção das pessoas. Sendo vídeo ou foto, cuide deste fundamento. E assim, filtros de correções são legais com luz ruim, imaginem com uma iluminação boa. Ficará lindo! Como particularidade temos que pensar em produzir material pensando no que vai utilizar da ferramenta. Storie é um formato, feed é outro. Então, produzir pensando nesses detalhes pode fazer com que fique mais interessante”.
Por fim, Edu destaca como aproveitar os smartphones para produzir uma boa foto. “Os smartphones vieram para nos ajudar a treinar. E tentar produzir fotos melhores que os clientes, mesmo com o telefone. E aí, de novo, ressalto a importância da luz. Observar este componente é essencial para a fotografia de smartphone. Algo interessante é observar o posicionamento do celular, você vai ver que a iluminação já muda. Se apontar para algo muito iluminado ele já vai corrigir para algo mais aceitável. Outro detalhe são as marcas de celular e sistemas. Uns são mais saturados, outros nem tanto. Existe um porque de marcas e modelos oscilarem tanto de valor. Estudar em qualquer que seja a área que você atue é algo indispensável. Seja qual for o material que você esteja produzindo para as redes sociais, vale a pena entender como ela funciona, qual o seu público e o principal, que é o assunto abordado”

 

Fotos: Edu Prudêncio.