Investimento em tecnologia e qualidade tem aprimorado o atendimento ao público
Toda relação humana é baseada na confiança. Na área da saúde não é diferente. Pelo contrário: quanto mais você confia em um médico ou em um laboratório, mais você se sente tranquilo e seguro para cuidar da saúde, não é mesmo? Quem conhece o Lapac sabe como o laboratório sempre cumpriu esse objetivo, a ponto de ter conquistado recentemente a acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo o 1º e único Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia de Campos dos Goytacazes e o 2º do Estado do Rio de Janeiro a ser acreditado ONA, obtendo assim a certificação de qualidade focada no paciente.
Todo esse reconhecimento, que eleva a autoridade do laboratório, é fruto do pioneirismo do Lapac, cuja história remonta a 1980, quando a médica Anátomo-Patologista Dra. Suzana Maria Soares de Barros cria um laboratório de Anatomia Patológica em Campos dos Goytacazes, ao lado de dois outros médicos. Cinco anos depois, em 1985, o laboratório se transfere para o atual endereço sem os sócios, com sede própria, modernizando todos os seus equipamentos. Com isso, a nova gestão da empresa volta seu foco para o investimento em tecnologia e atendimento ao público, sempre visando o máximo de qualidade.
“Um dos capítulos dessa história, cuja evolução será permanente e constante, é a informatização de todos os processos dentro do laboratório, com histórico e controle de etapas de todos os exames de nossos pacientes, melhorando assim o acompanhamento, eficácia e qualidade dos resultados fornecidos, reduzindo para até três (03) dias a liberação de exames urgentes de citologia e quatro (04) dias para biópsias”, revela Dra. Suzana.
Formada pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), em 1977, com título de especialista em Anatomia Patológica e Citopatologia pela Associação Médica e pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), em 1981, além de sócia-fundadora da International Academy of Pathology, Dra. Suzana comenta como a Acreditação ONA beneficia o atendimento ao público e aprimora a rotina do laboratório.
“Para nós, ser acreditado revela responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realizamos e com a garantia de qualidade em nosso atendimento. Isso nos ajudou a adotar práticas de gestão e assistenciais que levam à melhoria do cuidado para o paciente. Essa importante conquista contribui para ganharmos a confiança e passar credibilidade aos pacientes. Além de garantir a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos e fomentar uma ferramenta para a melhoria constante dos nossos processos, com intuito de nos levar à excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e também a uma gestão mais eficiente dos recursos”.
O resultado não poderia ser outro: crescimento. “Hoje, com todas as conquistas e o ONA, que veio para fechar todo o esforço de anos, podemos afirmar que somos o laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia melhor posicionado no contexto de saúde em Campos dos Goytacazes. Estamos em um processo de transição, no qual nosso crescimento não para, tanto tecnologicamente quanto estruturalmente, para melhor atendimento dos nossos pacientes”.