Tecnologia no atendimento domiciliar

Tecnologia é importante aliada no tratamento odontológico domiciliar
A consulta domiciliar beneficia também crianças, como as que estão no espectro autista

A tecnologia tem se tornado uma aliada cada vez mais poderosa no que diz respeito à medicina e à saúde de maneira geral. Basta ver como o mundo inteiro tem investido em pesquisa para que novos tratamentos sejam cada vez mais rápidos, eficazes e sem efeitos colaterais.

Na odontologia não é diferente. E, quando se fala em tratamento com pacientes com necessidades especiais, é ainda mais importante aliar a competência e técnica do profissional a investimentos em tecnologia que proporcionem maior conforto e segurança ao paciente. É o que afirma a dentista especializada em pacientes com necessidades especiais e odontologia domiciliar, Dra. Ada Lavor.

“O dentista que atua em pacientes com necessidades especiais e que presta atendimento domiciliar, além de ter o perfil para esse tipo de atendimento, precisa estar capacitado técnica e cientificamente, devendo investir em equipamentos portáteis que viabilizem o tratamento odontológico em casa, com segurança, qualidade e conforto. Muitas pessoas podem ser beneficiadas com essa modalidade de tratamento, e podemos citar: idosos acamados ou os que possuem dificuldade de deslocamento, pessoas com deficiência física e cadeirantes; pois reduzimos as barreiras de mobilidade, pessoas que têm medo de dentista; normalmente reagem melhor ao tratamento no conforto www.maniadesaude.com.br de sua casa, primeira consulta em crianças que estão no espectro do autismo. Estamos inserindo essa abordagem e tem dado muito certo! Nesse contexto, a criança terá o primeiro contato com o dentista, onde fazemos a apresentação do ambiente do consultório, utilizando materiais de apoio lúdicos e estruturados, orientando seus responsáveis de como introduzir a higiene bucal na rotina do seu filho. Com isso, criamos vínculos com a criança, facilitando a sua aceitação ao tratamento odontológico no próprio consultório. O dentista capacitado para esse fim sempre irá enfatizar a humanização em seus atendimentos, pois compreendemos melhor as necessidades dos pacientes e de seus familiares sobre os cuidados bucais do dia a dia”.

Por fim, Dra. Ada fala sobre um novo equipamento que promete trazer ainda mais comodidade para os pacientes. Segundo ela, neste momento em que estamos mais reclusos, o atendimento odontológico domiciliar pode ser uma boa alternativa. “Nosso consultório está investindo em novas tecnologias, agora com um aparelho de Raio-X portátil, viabilizando o atendimento domiciliar com excelência e precisão. Além de possibilitar o tratamento odontológico em ambiente hospitalar com sedação, aumentando a quantidade e qualidade do tratamento, como, por exemplo, a realização de tratamento endodôntico tanto em casa, como em centro cirúrgico”.