FisioClínica mostra como atendimento humanizado ajuda pacientes a superar limitações
Muitas empresas chegam ao mercado apenas para vender serviços. Outras, no entanto, conseguem transformar vidas. É o caso da FisioClínica, que se propõe a ajudar o paciente a viver sem limites, reunindo diferentes áreas da fisioterapia para garantir um atendimento completo ao público da região. A ideia é fazer com que cada indivíduo consiga vencer as próprias limitações, focando não apenas no aspecto curativo, mas também no acompanhamento preventivo, a fim de que ele obtenha uma rotina muito mais leve, plena e saudável.
É o que nos conta a fisioterapeuta e gestora Dra. Júlia Neves. No mês dedicado à profissão, ela explica o sucesso por trás da FisioClínica, da FisioClínica Health e da FisioStar, que se tornaram referência ao oferecer um cuidado que vai além do usual. “Quando temos uma missão muito bem definida, que não fica apenas pregada na parede, as coisas de fato acontecem. A nossa é ajudar cada paciente a viver sem limites. Isso é o que nos motiva a acordar todos os dias. É olhar para os nossos pacientes e cuidar deles com carinho. É realmente ver que, por trás daquela dor, existe uma pessoa que quer jogar bola com os filhos, quer poder se agachar, amarrar um sapato, frequentar uma academia e dormir sem dor. Nosso papel é enxergar o indivíduo como um todo e não somente tratar aquela dor. É entender o quanto transformamos a vida daqueles pacientes que chegam com dificuldades até para andar e, de repente, passam a viver sem essas limitações”, afirma Dra. Júlia.
Um dos primeiros passos para atingir esse objetivo com sucesso, segundo ela, é o acolhimento, que começa já no próprio design da FisioClínica. “Pensar em infraestrutura sempre esteve em nosso DNA. O objetivo é fazer com que os pacientes, ao entrarem em nossas unidades, não pensem em doença. Todo o nosso layout, as cores, os adesivos e a própria logomarca remetem primeiramente à saúde, criando um espaço alegre, acolhedor e aconchegante. Basta percorrer nossas salas para sentir essa leveza, essa descontração. Não é um local marcado pelo peso da doença. Pelo contrário: quando os pacientes entram pelas nossas portas, toda nossa infraestrutura é voltada para eles pensarem em saúde e bem-estar”, conta a gestora. “E, ao longo do tempo, fomos acrescentando inovações, já que não basta tratar a doença. A gente quer que o nosso paciente não volte a sentir dor. Um exemplo é a sala de musculação, que é voltada para idosos. Ela tem o objetivo de tratar os nossos pacientes e mantê-los sem dor, já que o tratamento preventivo se tornou um dos pilares da FisioClínica”, disse.
Formada desde 2004 como fisioterapeuta, tendo diferentes pós-graduações na área, Dra. Júlia Neves revela, por fim, o orgulho pela profissão, já que ela dedica todo seu trabalho à expansão da própria fisioterapia, investindo sempre em capacitação profissional, novas tecnologias e ampliando os serviços oferecidos à comunidade. “O recado que deixo a todos os fisioterapeutas e aspirantes à profissão é este: antes de construir uma carreira, é essencial saber se estamos dispostos a cuidar do outro. Porque ser fisioterapeuta é, antes de tudo, cuidar do outro através das nossas mãos. Quando a gente toca o outro, então, é muito mais do que técnica. É alma. Quando um fisioterapeuta está ali, cuidando de alguém, ele está usando muito mais do que o próprio conhecimento. Ele está usando a energia do corpo e da alma dele para tocar uma outra alma”.