Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas em todo o mundo? Pois é. De acordo com dados oficiais do Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualizados agora em 2025, o país tem hoje mais de 441 mil dentistas em atividade, o que representa cerca de 1 dentista para cada 460 habitantes. Trata-se de uma das maiores proporções já registradas pelo segmento em nível global, segundo o CFO. A alta concentração de profissionais, contudo, tem intensificado a concorrência, fazendo com que a especialização seja uma peça-chave para se destacar no mercado odontológico.
Quem acompanha de perto essa realidade é a cirurgiã-dentista Dra. Rhianna Barreto. No mês dedicado à profissão, ela contou um pouco sobre sua trajetória, que exemplifica o dinamismo exigido pela odontologia na atualidade. “Fiz minha graduação pela Faculdade de Odontologia de Campos e me formei em 2009. Na época, fiquei apaixonada pela área de cirurgia bucomaxilofacial e decidi seguir carreira nesse segmento. Quando comecei, o mercado era bem diferente. O início, para um recém-formado, não é fácil. Requer muita dedicação e paciência para se consolidar na área. Além disso, os investimentos em cursos e pós-graduações, tanto em tempo e dedicação quanto no financeiro, são grandes também. O maior aprendizado foi perceber que adquirir conhecimento e se atualizar constantemente eram os melhores investimentos que eu poderia fazer, tanto na área odontológica quanto em marketing e administração, pois é exatamente isso que faz com que o profissional tenha grande relevância e uma carreira sólida no mercado. Aprimorar-se com as novas tecnologias e se preparar para a evolução dos tratamentos se torna um grande diferencial em nossa área”, disse.

Sempre antenada à evolução da odontologia, Dra. Rhianna comenta também as vertentes que mais têm se sobressaído hoje no mercado. “De forma geral, a digitalização, a estética e os tratamentos regenerativos. Nas áreas que são associadas à tecnologia, para minimizar o tempo de trabalho, como scanners, softwares e impressoras 3D nos consultórios, otimizando o tempo do dentista e do paciente; nas tecnologias estéticas faciais, como os lasers e a área regenerativa; e na combinação dos tratamentos visando naturalidade e praticidade. Tratamentos de prevenção e associação de saúde bucal e geral também. Além disso, a odontologia estética é uma área sempre crescente, como a harmonização orofacial e as cirurgias estéticas da face”, destacou.
Por fim, a especialista deixa uma mensagem importante para quem deseja ingressar na profissão. “Quem sonha em seguir carreira na odontologia precisa saber que estudar e se dedicar para se diferenciar no mercado é para sempre! Cursos, congressos e workshops, por exemplo, faço quase que mensalmente, pois sempre temos algo a aprender. Afinal, a odontologia evolui todos os dias. Mas é uma profissão realmente linda e apaixonante, onde transformamos a vida de outras pessoas através da nossa, proporcionando saúde e bem-estar físico e emocional. Isso é a odontologia com propósito, em qualquer área que a pessoa decidir seguir. Já quem opta pela cirurgia bucomaxilofacial precisa estudar e se especializar muito, pois é um campo que requer dedicação e disciplina para tratar os pacientes. Na cirurgia, trabalhamos diretamente com a face do paciente, e isso requer um cuidado especial para que o resultado seja sempre o melhor possível. E, de preferência, estudar muito, para fazer uma pós-graduação que seja conceituada em estilo residência, onde você consiga exercer a cirurgia com maestria em todas as suas vertentes”.