O Instituto Sinapse tem tudo para garantir o melhor desenvolvimento em diversas etapas da vida
O dia 05 de junho de 2023 foi mais do que especial para a área da saúde de Itaperuna e região. Afinal, foi nesta data que ocorreu a reinauguração da nova sede do Instituto Sinapse, trazendo um novo conceito de atendimento humanizado e integrado para atender crianças, adolescentes, adultos e idosos que buscam desenvolver o seu potencial cerebral.
Fundado pela Fonoaudióloga e Neurocientista Renatha Mello, o Instituto Sinapse busca provocar a aprendizagem pela integração dos canais sensoriais, visando a um processo de registro e de evocação das informações mais eficiente. Para tanto, ele está sediado na rua Pastor Abelar Suzano de Siqueira, nº 207, bairro Lions, em uma casa de 250 m² totalmente preparada para aguçar e desenvolver os 3 canais de aprendizagem humana: Visual, Auditivo e Cinestésico.
A Fonoaudióloga e Neurocientista Renatha Mello falou ao Mania de Saúde sobre a importância desse trabalho. “O objetivo do Instituto Sinapse é proporcionar saúde e autonomia de forma integral em todas as fases da vida, desde o preparo para gestantes, os primeiros meses de vida do bebê, o processo de aleitamento materno, a introdução alimentar, o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, o desenvolvimento das habilidades sociais e da linguagem, a aquisição de leitura e escrita, a adaptação curricular e orientação para mediação escolar, além de técnicas de preparo para provas, treinamento para falar em público, utilizando-se de comunicação assertiva, bem como tratamento de funções executivas e motoras na terceira idade”, diz Renatha Mello. “Para nós, cada paciente é único. E, justamente por isso, seu tratamento recebe um olhar individual e especial, oferecendo a ele as melhores técnicas de intervenção, com muita empatia, afeto e dedicação”, ressaltou.
Para concretizar esse trabalho, o Instituto Sinapse conta com um time de profissionais especializados em Transtornos do Neurodesenvolvimento, no método ABA, em CAA PECs e POOD, no método PROMPT, em NEUROFEEDBACK, em Integração Sensorial e no método DIR/FLOORTIME. “Isso possibilita, por exemplo, oferecer o melhor tratamento para o autismo, um transtorno que resulta em alterações físicas e cognitivas, podendo gerar atrasos na linguagem, na independência nas atividades de vida diária da criança, bem como na aprendizagem e no manejo do comportamento”, frisa Renatha Mello. “A intervenção deve ser intensiva e contínua, de 25 a 40 horas semanais, em média, ao longo de pelo menos um ano, de forma abrangente, visando sempre a um desenvolvimento amplo e global. A equipe multidisciplinar que atua no autismo é composta por especialistas em neurologia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e fisioterapia”.
Outro grande trabalho promovido pelo instituto é o Grupinho de Educação Alimentar e Nutricional, que, sem dúvidas, pode fazer toda a diferença na vida das famílias, especialmente em um mundo onde a alimentação saudável torna-se cada vez mais urgente e necessária. “O grupinho de educação alimentar e nutricional foi estruturado para atender às demandas de forma coletiva e individual. A abordagem terapêutica contempla teste sensorial, seletividade alimentar, execução de receitas saudáveis, apresentação dos alimentos, além de orientação e guia de estratégias nutricional para os pais. Tudo isso voltado para crianças de 2 a 4 anos, 5 a 7 anos, 8 a 10 anos”, informou.
Como se vê, o Instituto Sinapse – Centro de Cognição e Linguagem tem tudo para garantir o melhor desenvolvimento em diversas etapas da vida, com atendimentos realizados por especialistas da área. Para reservar a vaga do seu filho e para mais informações, entre em contato pelo telefone (22) 99871-8035 ou pelo Instagram @sinapseinstituto. Agende seu horário!