Ei, mãe! Já pensou em ajudar outro bebê?

Ei, mãe! Já pensou em ajudar outro bebê?
Dra. Laura Machado ressalta que o leite materno protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias

A doação de leite materno pode salvar bebês prematuros

Você sabia que o leite humano pode salvar vidas? Afinal, ele amplia as chances de recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Em Campos, o Hospital dos Plantadores de Cana recebe este tipo de doação em um Banco de Leite que atende não só a cidade, mas também municípios vizinhos. Para doar é bem simples: basta ligar para o telefone (22) 2737-7431, preencher o cadastro e apresentar os últimos exames do pré-natal. Para tirar mais dúvidas, o Mania de Saúde traz algumas respostas sobre a doação. Confira!

Quem pode doar leite materno? Existe quantidade mínima para doação?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano pode ajudar bebês internados em unidades neonatais a terem melhor recuperação e uma vida mais saudável. Dependendo do peso do recém-nascido, apenas 1 ml já é suficiente para nutri-lo a cada refeição.

Ei, mãe! Já pensou em ajudar outro bebê?É possível extrair o leite materno em casa? E no Banco de Leite?

Sim. O leite materno pode ser extraído em casa e armazenado em frascos de vidro com tampas plásticas previamente esterilizados. A extração de leite humano pode ser realizada nos Bancos de Leite Humano, Postos de Coleta de Leite Humano ou a doadora pode realizar a extração no seu domicílio, seguindo todas as orientações de higiene e armazenamento dadas pelos profissionais de saúde.

Qual a maneira correta para a extração de leite humano em casa?

– Escolha um local limpo, confortável e tranquilo;

– Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (auréola) até o corpo;

– Segure a mama com a mão em formato de “C”;

– Firme os dedos e empurre para trás, em direção ao corpo;

– Aperte o polegar contra os outros dedos até sair leite;

– Despreze os primeiros jatos de leite ou gotas;

– Posicione o frasco debaixo da auréola e inicie a retirada do leite da mama;

– Retire o leite até que a mama esvazie e fique mais maleável;

– Feche bem o frasco com a tampa e coloque um rótulo com o nome, a data e a hora da retirada.

Que quantidade do frasco deve ser preenchida?

O frasco pode ser preenchido até 2 dedos da borda e também é possível usar o mesmo frasco para coletas diferentes.

Quem recebe o leite doado?

Os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais brasileiras e não podem ser amamentados pela própria mãe. Para ser doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) ou Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) mais próximo ou ligar para o Disque Saúde 136.

“O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas e na adequação nutricional”, diz a médica pediatra Dra. Laura Machado. “O leite materno é importante para todos os bebês, mas, para recém-nascidos prematuros e doentes, oferece benefícios de saúde de importância vital e age como um remédio que somente ele pode fornecer”, alertou.

Abrace essa causa você também!