
Hemoclin se destaca com Laboratório Móvel, atendendo Campos, Macaé e Itaperuna
Para algumas pessoas, realizar exames em um laboratório pode até parecer simples, mas, na prática, nem sempre é tão fácil. A logística de fazer o agendamento, verificar horários disponíveis, escolher o meio de transporte (e ainda sofrer os percalços comuns desse processo) pode tornar a experiência desgastante, sobretudo para quem tem a vida corrida ou limitações de saúde. Pois foi pensando justamente nesse público que o Laboratório Hemoclin trouxe uma inovação para o mercado regional: o Hemoclin na Estrada.
Para isso, o Hemoclin estruturou um moderno Laboratório Móvel, equipado com alta tecnologia, a fim de atender a toda região de Campos dos Goytacazes, Macaé e Itaperuna, levando atendimento de qualidade a quem precisa. O Laboratório Móvel oferece total comodidade para o público da região, incluindo espaço climatizado, sala de atendimento específica para anamnese, bem como para coleta de material biológico, seguindo sempre as mais rigorosas diretrizes sanitárias, que garantem tanto a preservação dos materiais coletados quanto a segurança de cada paciente.
A Biomédica Lorena de Oliveira Ferreira, responsável técnica pela unidade móvel, comenta a estratégia adotada para garantir que todos os processos estejam em conformidade com os padrões de qualidade do Hemoclin. “Para garantir a conformidade, realizamos o acompanhamento constante dos procedimentos, desde o planejamento da rota até a finalização das coletas. Mantemos todos os POPs atualizados e aplicados na prática, assegurando que cada colaborador siga o fluxo estabelecido pelo Hemoclin. As equipes passam por treinamentos periódicos, com foco na padronização de técnicas de coleta, armazenamento e transporte de amostras. Além disso, realizamos checklists diários de equipamentos, insumos e documentação, garantindo que os materiais estejam dentro do prazo de validade e que o ambiente atenda aos requisitos de biossegurança. Também monitoramos indicadores de qualidade, como tempo de atendimento, taxa de não conformidades e feedback dos pacientes, promovendo ajustes imediatos sempre que necessário”, diz Lorena.
Um dos grandes impactos desse trabalho, segundo ela, é atender regiões de alta demanda, além de ser igualmente indicado para empresas, campanhas de saúde, ações sociais e localidades fora dos centros urbanos. “O maior impacto é a ampliação do acesso à saúde para pessoas que, muitas vezes, têm dificuldade de deslocamento até uma unidade fixa, seja por questões geográficas, físicas ou financeiras. A unidade móvel proporciona atendimento mais próximo e humanizado, reduzindo o tempo de espera e garantindo que exames essenciais sejam realizados de forma ágil. Outro ponto positivo é o conforto e segurança que os pacientes sentem ao serem atendidos em seu próprio bairro ou comunidade, o que também contribui para maior adesão aos exames e tratamentos. Isso impacta diretamente na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento de doenças, melhorando a qualidade de vida e promovendo bem-estar à população”.
Esse cuidado humano, inclusive, é um dos maiores diferenciais do Hemoclin, que reforça a humanização do atendimento não apenas para o paciente, mas também entre os próprios colaboradores, aprimorando ainda mais o serviço, como ressalta a Supervisora Técnica Analista Gerliane Dias de Souza Ramalho. “A rotina na unidade móvel é bastante agitada e requer muita responsabilidade. Faço esse trabalho de supervisão juntamente com a responsável técnica Lorena Ferreira, que sempre nos fornece todo o suporte necessário. O maior desafio, hoje, é nos adaptarmos para proporcionar um trabalho de excelência ao público da região. Afinal, esse projeto exige dedicação de toda a equipe para que possamos atingir resultados consistentes. Cada inovação representa uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento, impactando positivamente a experiência de quem recebe o nosso serviço”, finalizou.
