A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)
Karla Barcelos

REHAB

REHABEssa abreviação da palavra rehabilitation em Inglês pode ser traduzida de várias formas: reabilitação, recuperação, readaptação, requalificação ou reintegração, dependendo do contexto. Usarei a forma reduzida para esse texto, com a intenção de imprimir uma informalidade na analogia que farei para a reflexão deste mês.

Seria muito importante rehab nosso entendimento do que é aprender. Eu não sou contra todos os recursos tecnológicos criados para facilitar o aprendizado, sendo eu mesma usuária desses recursos para trabalhar online, pesquisas de conteúdos diversos que, efetivamente, uso em minhas aulas. Mas infelizmente, essas ferramentas mudaram a percepção das pessoas quanto a seus esforços, essas entendem que hoje é inadmissível não aprender em pouco tempo o que se leva anos, afinal, “a tecnologia está tão avançada”. Se esquecem que o ser humano tem seu próprio processo.

Nesses anos de professora particular, trabalho o tempo todo com as dificuldades de cada indivíduo, o que é natural já que somos diferentes, mas detectei um padrão nessa variedade de perfis e demandas, a lei do menor esforço. Não é preguiça nem descaso, é sim uma massificação da ideia de que comprar um livro é o mesmo que lê-lo, matricular-se na academia é o mesmo que treinar, se auto declarar é ser o que declarou, salvar uma receita é o mesmo que degustar, começar um curso é o mesmo que pegar o certificado. Por que isso acontece?

Estamos enfermos, sendo assim não temos condições de perceber que o que nos falta é sair da inércia. É bem confortável não lutar, hoje pensamos que estamos defendendo um ideal a ser alcançado, quando vamos para a guerra, quando na verdade, o objetivo é proteger o que deixamos para trás, não adianta ter uma bazuca e não saber usá-la, isso se adquire com prática, persistência e esforço o qual terceirizamos para a ferramenta virtual. Não espere a guerra te ferir, leia o livro que comprou, treine na academia que pagou, seja quem diz que você é, faça a receita que salvou, estude o idioma que escolheu. Você não está inválido, só precisa de REHAB.