Cidade do Noroeste Fluminense tem diversos atrativos
Com características rurais, Itaperuna encanta por seu clima ameno e diversos pontos turísticos. O principal é o monumento em homenagem ao Rio de Janeiro, que fica no topo mais alto do município, no Morro do Castelo. O Cristo Redentor de Itaperuna, inaugurado em 1966, é o segundo maior do Brasil, com 20 metros de altura.

Cristo Redentor de Itaperuna
O monumento, inaugurado em 1966, tem 20 metros de altura, sendo o segundo maior do Estado do Rio de Janeiro e considerado um dos mais bonitos do Brasil. O Cristo fica no Morro do Castelo e, de lá, a vista é de tirar o fôlego.

Matriz São José do Avahy
Com estilo eclético, a Igreja Matriz São José do Avahy fica no Centro de Itaperuna. Quem passa pela Avenida Cardoso Moreira não pode deixar de perceber suas duas escadarias frontais, em meio das quais está uma gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Inaugurada em 1956 e ampliada em 1973 (quando ganhou um Salão Paroquial), a Igreja Matriz São José do Avahy se destaca pela fachada frontal larga, na qual há um bonito desenho de São José, todo em azulejos. Endereço: Av. Cardoso Moreira, s/n – Centro.

Parque das Águas Soledade
A primeira fonte do Parque Soledade foi descoberta ao acaso no ano de 1935, quando empregados da fazenda do coronel Balbino Rodrigues da França Júnior abriam valetas para o escoamento de águas pluviais. A água Soledade (também chamada magnesiana) possui efeitos terapêuticos para casos de doenças hepatobiliares, renais e pancreáticas, sendo também aconselhada no tratamento contra dispepsias e gastrites. Fica na Avenida Augusto Martinez Toja, Raposo, distrito de Itaperuna.

Fontanário Raposo
A primeira fonte foi descoberta em meados da década de 1930 pelo proprietário das terras e ficou conhecida como Água Santa do seu Raposo. Hoje, o rebatizado Fontanário Raposo compõe-se de três diferentes águas carbogasosas, cada qual com sabor e propriedades terapêuticas próprias. O endereço é Avenida Augusto Martinez Toja, Raposo, distrito de Itaperuna.

Festa dos Carros de Boi de Raposo
Acontece em todo último final de semana do mês de maio. São três dias de comemorações com uma programação que conta com shows, missas e a tradicional procissão dos carros de boi no domingo à tarde.

Festival do Milho
O “FestAré do Milho”, realizado no distrito de Aré, em Itaperuna, acontece geralmente no terceiro fim de semana de julho. A festa é um sucesso e oferece à população a diversidade da culinária que utiliza o milho como ingrediente principal: pamonha, pipoca, bolo, canjica, sucos, milho cozido e outras deliciosas receitas feitas através desse ingrediente especial do local. O evento conta também com diversas apresentações regionais da música gospel.