Equilibrando Custo e Qualidade

Eficiência hospitalar
O especialista e consultor em Eficiência Hospitalar, Daniel Presgrave

O desafio para clínicas de saúde em um ambiente de alta competitividade

Entre o crescimento de clínicas populares, dificuldade de negociação de tabela junto a operadoras de saúde e um público que tem expectativas crescentes de qualidade, não faltam desafios para conciliar equilíbrio econômico e satisfação de clientes na gestão de clínicas de saúde. Conheça algumas ferramentas que podem ser aliadas valiosas nesse processo, de acordo com Daniel Presgrave, especialista e consultor em eficiência hospitalar.

“Heijunka é uma ferramenta Lean que busca igualar o nível de produção, reduzindo desperdícios. Imagine uma clínica que concentra muitos atendimentos nos mesmos horários ou dias da semana: a equipe administrativa vai demorar a atender agendamentos/autorizações em um determinado momento, gerando insatisfação, enquanto ficará ociosa em outro. Sem o nivelamento da produção, pode ser necessário aumento da equipe, maior área de espera e investimento em computadores e mobiliário. Nem todos os custos aparecem nos lançamentos contábeis. Entre os custos ocultos, o primeiro que deve ser controlado são os lucros cessantes. Quantos contatos são feitos mensalmente em sua clínica, sondando datas disponíveis para um exame ou consulta, que não resultam em agendamento? É certo que em grande parte desses casos o cliente tenha conseguido agendamento mais próximo com um concorrente. Um levantamento de dados para verificar quais especialidades ou exames estão perdendo mais agendamentos e o impacto financeiro relacionado podem ajudar a ajustar a sua oferta de serviços com base em dados. O mesmo se aplica a senhas de atendimento que são chamadas sem resposta, que, em parte, indicam desistências de atendimento”, conta Daniel.

Eficiência hospitalarEle prossegue destacando os diferenciais desse trabalho. “Quando falamos de qualidade, é importante observar tanto o aspecto técnico quanto a percepção de valor por parte do cliente. Nesse segundo aspecto, uma possibilidade é a oferta de serviços premium cobrados à parte, como valet para estacionamento ou coleta domiciliar de exames. Retomando o tema de desperdícios, cabe destacar que o atendimento à saúde gera grande quantidade de dados que podem apoiar a tomada de decisões e eliminação de desperdícios, sendo um grande diferencial em um ambiente competitivo. Esses dados têm sido bem utilizados na sua instituição e sua equipe está qualificada para interpretar os resultados? Para quem busca um primeiro passo, a Efficiency Consultoria está oferecendo uma palestra gratuita de 60 minutos sobre ferramentas estatísticas de fácil aplicação para a gestão da saúde e sobre reconhecimento de processos produtivos na atenção à saúde. Finalmente, podemos buscar formas de agregar valor ao cliente com baixíssimo custo. De acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), cerca de 30% dos laudos de exames de imagem realizados para pacientes de convênios médicos (saúde suplementar) no Brasil não são retirados, incluindo aqueles acessados online. Uma simples tabela de exames recentes não retirados que possa ser convertida em lembrete via WhatsApp transmite cuidado com o cliente e pode ser um diferencial para a fidelização. Entre em contato pelo WhatsApp (22) 99995-3728 e garanta esse benefício sem custos”.