Forte tendência global, veículos têm suas particularidades
Os carros elétricos são uma tendência global cada vez mais forte, impulsionada pelo maior nível de eficiência energética e menor impacto ambiental quando comparados aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Em 2024, mais de 120 mil veículos elétricos foram vendidos, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Quem nos fala mais sobre o assunto é Wanderson Peixoto, empresário responsável pela 900 HP, representante Michelin na região. “A infraestrutura é um dos principais obstáculos que impedem a adoção em massa de carros elétricos no Brasil. Os veículos precisam ser carregados regularmente, mas a rede de carregamento ainda é limitada e o tempo para recarga ainda é alto. Outro fator é a preocupação com o fim da vida útil da bateria e a desvalorização do carro”, afirma Wanderson Peixoto.
A indústria automobilística, porém, continua investindo pesado no desenvolvimento de baterias mais eficientes e em tecnologias que possam aumentar a autonomia dos veículos elétricos, como destaca o empresário. “À medida que essas inovações avançam, espera-se que o problema da autonomia limitada seja gradualmente superado, permitindo que os carros elétricos se tornem uma opção cada vez mais viável para um número maior de consumidores. A preocupação com a sustentabilidade e a consciência ambiental têm levado muitos países a investir em veículos elétricos. Considerando o alto potencial de energia verde no Brasil, o país tem condições de suportar uma frota grande de veículos elétricos, especialmente híbridos. A expansão do mercado de veículos elétricos contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida e saúde pública. Alguns Estados têm incentivado a adoção do veículo elétrico, dando desconto sobre o valor do IPVA. A fabricação de produtos que protegem o meio ambiente não só é rentável, como também tem se tornado uma tendência permanente, contribuindo para o sucesso do mercado”.