Os carros elétricos no Brasil

Os carros elétricos no BrasilForte tendência global, veículos têm suas particularidades

Os carros elétricos são uma tendência global cada vez mais forte, impulsionada pelo maior nível de eficiência energética e menor impacto ambiental quando comparados aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Em 2024, mais de 120 mil veículos elétricos foram vendidos, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Quem nos fala mais sobre o assunto é Wanderson Peixoto, empresário responsável pela 900 HP, representante Michelin na região. “A infraestrutura é um dos principais obstáculos que impedem a adoção em massa de carros elétricos no Brasil. Os veículos precisam ser carregados regularmente, mas a rede de carregamento ainda é limitada e o tempo para recarga ainda é alto. Outro fator é a preocupação com o fim da vida útil da bateria e a desvalorização do carro”, afirma Wanderson Peixoto.

Wanderson Peixoto, proprietário da 900HP
Wanderson Peixoto, proprietário da 900HP

A indústria automobilística, porém, continua investindo pesado no desenvolvimento de baterias mais eficientes e em tecnologias que possam aumentar a autonomia dos veículos elétricos, como destaca o empresário. “À medida que essas inovações avançam, espera-se que o problema da autonomia limitada seja gradualmente superado, permitindo que os carros elétricos se tornem uma opção cada vez mais viável para um número maior de consumidores. A preocupação com a sustentabilidade e a consciência ambiental têm levado muitos países a investir em veículos elétricos. Considerando o alto potencial de energia verde no Brasil, o país tem condições de suportar uma frota grande de veículos elétricos, especialmente híbridos. A expansão do mercado de veículos elétricos contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida e saúde pública. Alguns Estados têm incentivado a adoção do veículo elétrico, dando desconto sobre o valor do IPVA. A fabricação de produtos que protegem o meio ambiente não só é rentável, como também tem se tornado uma tendência permanente, contribuindo para o sucesso do mercado”.