Já ouviram falar do dia da marmota? Provavelmente sim. Existem duas estórias: uma da tradição europeia, que acredita ser a marmota o animal que prevê o tempo; a segunda e mais popular, no filme “O feitiço do tempo”. É nesse segundo sentido que usarei no cafezinho de hoje.
O filme conta a história de um meteorologista (Bill Murray) que vai a uma cidade da Pensilvânia, EUA, para cobrir esse dia folclórico, mas fica preso numa armadilha temporal que o faz reviver o mesmo dia vezes sem fim. Por um lado, como ele sabia o que ia acontecer, ele podia fazer coisas irresponsáveis e recomeçar depois que acordasse, sem prejuízo para si. Por outro, fica cansado de acordar e viver o mesmo dia. No fim ele entende que a ele está sendo concedida uma nova chance de ser uma pessoa melhor.
Pena que as coisas não são dessa forma na vida real, pelo menos não inteiramente. Acredito que todos nós já tivemos essa sensação, especialmente aqueles que têm uma rotina pré-estabelecida, mas ao invés de reclamar de fazermos as mesmas coisas sempre, prefiro encarar um novo dia como uma nova oportunidade. Diferente do personagem do filme, não sabemos como será nosso dia, por isso as atitudes que ele pode tomar no filme, para nós é mais grave, pois sofreremos as consequências de nossas atitudes.
Meus alunos que voltaram para o curso, alguns param por questões de prioridade, outros por não entenderem que o momento não é propício, mas ainda assim em algum momento eles voltam. Inevitavelmente terão a mesma experiência do meteorologista do filme, a sensação de começar do zero. Isso não é ruim, pelo contrário, eu os convido sempre para recomeçar de forma diferente, comparando o que deu certo antes repita, o errado, mude. Tem dado certo para eles.
Esse é um dos textos mais simples que já escrevi para essa coluna. Mas ao reler para revisar, a mensagem me tocou de forma particular, pois fica evidente para mim, não falo sobre experiências alheias só por falar, falo das quais eu me reconheço e assim consigo observar mais de uma perspectiva. Funciona pra mim também. E você, o que está esperando? Se algum dia parou seu curso de Inglês, por qualquer razão, venha experienciar um novo GROUNDHOG DAY.
