A educação financeira é, sem dúvidas, um dos assuntos que mais despertam o interesse do público na atualidade. Atenta a essa questão, a Unopar Itaperuna Polo II, que pertence ao Colégio Central, traz para Itaperuna o Workshop Sobre Mercado Financeiro, no dia 29 de agosto, às 19h, na sede da instituição, que fica na R. Petrônio Bernardo de Oliveira, 420, Cidade Nova.
O workshop será ministrado por Thiago Mancini e Bruno Magaldi, engenheiros de produção e sócios da Sacre Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos, que é uma das maiores referências do mercado financeiro atual. Eles pretendem abordar um pouco do trabalho da empresa, além de dar orientações importantes para o público. O workshop integra o calendário de eventos da Unopar Itaperuna Polo II, que está sempre trazendo nomes de peso para falar aos empresários e à sociedade em geral, como aconteceu, em 2018, com a empresária Luiza Helena Trajano, Presidente do Magazine Luiza, que falou sobre empreendedorismo na era digital, com enorme sucesso de público na instituição.
Para participar do Workshop Sobre Mercado Financeiro com Thiago Mancini e Bruno Magaldi, basta ligar para o telefone (22) 3824-4461 ou (22) 99896-7596 e garantir a sua vaga, pois elas são limitadas. A entrada consiste em 1 kg de ração para cães ou para gatos, cuja arrecadação será revertida para um grupo de proteção a animais em Itaperuna. O evento, por fim, dará certificação aos participantes. 
Aproveite!

 

Entrevista com os palestrantes

Mania de Saúde – Poderiam contar um pouco da trajetória/formação de vocês?
Bruno Magaldi – Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal Fluminense, comecei minha caminhada na indústria de O&G ainda na faculdade: primeiro com o estágio profissional e, logo após a conclusão da graduação, iniciei minha atuação como consultor de O&G, onde dediquei os 7 primeiros anos da minha vida profissional. Minha vontade de atuar mais próximo às pessoas como assessor de investimentos foi ganhando força ao longo de 2017, e assim foi feito: realizei um planejamento financeiro e psicológico e dediquei o primeiro semestre de 2018 para a transição de carreira. Obtive a certificação ANCORD em abril e em junho de 2018 me tornei sócio da Sacre Investimentos, um escritório de investimentos credenciado à XP Investimentos.

 

Thiago Mancini – Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal Fluminense, iniciei minha carreira no Oil and Gas estagiando na Petrobras. A partir daí, continuei me preparando para o mercado com a conclusão de um MBA em Gerenciamento de Projetos. Comecei a migrar de área quando recebi um convite para trabalhar no setor financeiro de um grande escritório de advocacia. Desde então, minha vontade de empreender e ajudar pessoas falou mais alto. Em 2018, tirei minha certificação da ANCORD e me tornei sócio da Sacre Investimentos, um escritório de investimentos credenciado à XP Investimentos.

 


Mania de Saúde – Como vocês estão enxergando a possibilidade de falar sobre o mercado financeiro na Unopar Itaperuna Polo II? 
Thiago Mancini e Bruno Magaldi –
A Educação Financeira sempre foi um tema ignorado no Brasil. Entendemos que a maioria das pessoas até consegue poupar, mas tem dificuldades em investir, na maioria das vezes por desconhecimento. Isso acaba gerando medo, e, por comodidade, esse dinheiro acaba parado na poupança ou em aplicações com péssimos rendimentos em grandes bancos. É uma falsa sensação de que nesses locais a segurança é maior.
A ideia do workshop é desvendar esse mundo financeiro e esclarecer dúvidas relacionadas à diferença entre corretoras e bancos, além de conversar sobre os principais produtos que existem no mercado financeiro, falando de renda fixa a variável, seus reais riscos e expectativas de retorno.
Mania de Saúde – Como vocês analisam o comportamento do público de hoje em relação às finanças? 
Thiago Mancini e Bruno Magaldi –
Vemos que hoje existe uma grande procura por entender melhor esse mercado, as pessoas não têm mais aquela ideia de que o importante é trabalhar para guardar o dinheiro, e sim, de que é preciso fazer com que o dinheiro trabalhe por elas. Vemos muitas pessoas trabalhando de 8 a 12 horas por dia com um único objetivo, ganhar dinheiro, e quando conseguem juntar um patrimônio, elas não cuidam dele. É uma relação que não tem lógica: você se esforça tanto para ter algo e no final, quando chega no seu objetivo, não cuida dele. Isso acontece geralmente por 2 fatores: primeiro a falta de tempo e para isso existe a assessoria de investimentos. Em segundo lugar o desconhecimento e, por isso, a Sacre procura realizar palestras e workshops.
Mania de Saúde – O workshop sobre mercado financeiro pretende atender o público nesse sentido? Como vocês acham que os participantes sairão de lá após a palestra? 
Thiago Mancini e Bruno Magaldi
– Certamente os participantes do workshop sairão mais seguros em relação aos produtos adequados ao seu perfil de investidor e com menos receio em começar a investir. É importante entender que investir não é algo muito complexo ou difícil: na verdade é bem simples, basta procurar as informações corretas e contar com um especialista ao seu lado.