Dra. Vanda Terezinha de Vasconcelos, presidente da SFMC

Na comemoração dos 24 anos de existência do Mania de Saúde, presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) fala do valor da leitura do jornal para a classe médica da nossa região, que consegue divulgar novidades e, também, abordar a prevenção de doenças.

“O Mania de Saúde não é um jornal para se ver. É um jornal para se ler”. A frase do jornalista Sylvio Muniz, editor e proprietário do Mania de Saúde, em entrevista publicada na página 17, faz todo o sentido quando se observa o universo de leitores que o jornal vem contemplando ao longo dos anos. Um exemplo claro dessa realidade é a da médica Dra. Vanda Terezinha de Vasconcelos, presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), que, tendo também uma forte trajetória no campo da educação, revela como o Mania de Saúde é peça fundamental no hábito de leitura das pessoas.
“Sempre fui uma leitora compulsiva e, no caso do Mania de Saúde, desde o primeiro número acompanho as matérias e as colunas. Acho um jornal formidável, que presta um serviço importantíssimo para a comunidade, porque ele trata dos mais variados assuntos, atingindo todos os públicos. Com esse monte de temas, o que mais chama a atenção no Mania de Saúde é como ele realmente favorece a leitura, porque ele sabe atender ao interesse do leitor”, disse Dra. Vanda.

Segundo ela, não é só a área médica que é beneficiada. “O jornal tem uma característica muito boa de falar da saúde, trazendo novidades e conscientizando a população da importância de se prevenir de algumas doenças. Existem assuntos que, muitas vezes, ficam restritos às revistas científicas. Com o Mania de Saúde, eles chegam ao leitor. Mas o interessante é que o jornal não se restringe a isso. Ele traz educação, cultura, esporte, enfim, diversos assuntos do cotidiano, além de colunas importantes, como ‘O Con$umidor’, e nomes de peso da nossa cultura, como a Dra. Arlete Sendra e Dr. Fernando da Silveira. Isso é o que faz o jornal ser tão lido: cada público vai se deparar com uma matéria de seu interesse. Se alguém por acaso não se interessa por uma coluna, pode encontrar uma matéria do esporte de sua preferência.Ou vice-versa. E, assim, o Mania de Saúde vai atendendo a tantos leitores, como sempre fez desde o início, chegando às mãos de todos os que recebem o jornal na região”, destaca a presidente, ressaltando, por fim, a abrangência do Mania. “Ao longo desse tempo, o jornal virou referência para a classe médica e para muitos outros profissionais, porque ele presente está em Campos, Itaperuna, nas cidades vizinhas, em todos os lugares, distribuído gratuitamente. É, realmente, um excelente veículo para se ler. O Mania de Saúde é importantíssimo para nós”. 

Texto produzido em: 26/05/2015