O Jardim São Benedito é considerado a principal área verde de Campos. Situado em área nobre da cidade e palco de diversas atividades físicas e culturais, além de abrigar a sede da Academia Campista de Letras, o local é frequentado por públicos diversos em todos os dias da semana. O público infantil é mais frequente aos finais de semana, os apreciadores de musculação e ginástica funcional também têm espaços, os jovens utilizam o espaço para encontros e namoro.

A história do hoje Jardim São Benedito é rica em detalhes, a começar pelo nome. Até 1865, o nome oficial era Praça Municipal e a alteração ocorreu quando a Igreja de São Benedito começou a ser construída. Em 1851, o Barão de São João da Barra cedeu uma propriedade para ser demolida e facilitar o novo traçado da praça. Em 1904 aconteceu a mudança do nome para Praça Nilo Peçanha, sendo ajardinada e com a Escola Wenceslau Braz ao centro, que hoje é sede da Academia Campista de Letras.

O Jardim São Benedito recebe pessoas de todas as tribos. O Mania de Saúde encontrou as meninas Ana Paula Gonçalves e Jessyka Portella, o rapaz Paulo André e a família formada pelos pais Leonardo Barreto e Josiane Trindade e o filho João Pedro durante a visita ao local em um dia de semana. Todos enalteceram a importância em ter um lugar verde no centro da cidade e solicitaram mais estrutura para aumentar o número de visitantes.

“Procuramos vir ao Jardim São Benedito sempre que podemos e que temos um tempo livre. Aqui a gente dá uma respirada e esquece um pouco da correria do dia-a-dia. E é bom para toda família. É um lugar que merece mais investimento para ser bem mais explorado por toda a população”, opinou Leonardo.

Durante a visita da reportagem do Mania de Saúde, funcionários da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins estavam no local fazendo a manutenção dos lagos, que estão desativados temporariamente, e recolhendo o lixo do local. A segurança do local é realizada pela Guarda Municipal.

Jessyka Portella, 14 anos
“O Jardim São Benedito é um refúgio para quem está estressado. Procuro sempre vir com amigos para ficar batendo papo e espairecer”.

Ana Paula Gonçalves, 14 anos
“O Jardim São Benedito é um dos poucos lugares de Campos que se pode relaxar. É um local muito frequentado pelos jovens e é bom para tirar fotos também”

 

Paulo André, 25 anos
“Venho ao Jardim São Benedito regularmente para pensar na vida, respirar um ar mais fresco. É um lugar que merece mais atenção do poder público”.

Leonardo Barreto, 28 anos
“O Jardim São Benedito é uma boa opção de lazer para toda a família. Nem parece que estamos no centro de Campos. É um local que pode ser mais aproveitado por todos”.

 

Texto produzido em: 16/04/2015