O SPECT cerebral ou cintilografia de perfusão cerebral é realizada mais frequentemente com traçador ECD marcado com 99mTC. Este é um radiotraçador que se distribui no córtex cerebral proporcionalmente ao fluxo sanguíneo e atravessa livremente a barreira hemato-encefálica.
O SPECT cerebral ou cintilografia de perfusão cerebral é útil nas mais diversas patologias neurológicas e psiquiátricas. As principais indicações são: Doença de Alzheimer, demência vascular, demência frontotemporal, como também para investigação de pacientes com esquizofrenia e depressão, síndrome de hiperatividade e usuários de drogas e álcool.
O SPECT cerebral também tem aplicação em avaliar a extensão funcional da lesão cerebral em um quadro de isquemia ou acidente vascular.
Qual é o preparo? Como é o exame?
* NÃO é necessário jejum (apenas nos poucos casos que se faz necessário sedação anestésica).
* O traçador não é a base de iodo
* Exames relacionados devem ser apresentados (RNM, tomografia).
* Anotar o nome ou trazer os medicamentos que utiliza.
* O paciente receberá uma injeção intravenosa do ECD, permanecerá em repouso por cerca de 20 minutos para a adequada distribuição do fármaco no corpo e realizará as imagens após (em posição deitado de costas, com os braços para baixo). Duração média de 30 minutos. Após o exame, o paciente poderá retornar as suas atividades normalmente.

* Dra. Cíntia Carvalho Ribeiro Gonçalves - Médica Nuclear, responsável técnica da Cintilog Diagnósticos, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Colégio Brasileiro de Radiologia.