O Brasil tem o maior cooperativismo da área de saúde do mundo. No momento, são cerca de 240 mil profissionais que atendem aproximadamente 25 milhões de pacientes em 83% dos municípios brasileiros. Atualmente o setor movimenta aproximadamente R$ 36 bilhões, representando 32% do mercado privado de saúde no Brasil. Em relação à saúde suplementar, o cooperativismo ocupa a segunda posição, englobando 29% do total das operadoras.
Em nossa região, a Cooperativa Norte Saúde tem realizado um trabalho de excelência nesta área. Com cerca de 400 cooperados, a cooperativa tem foco nos serviços de home care, atendendo aos municípios de Campos, Itaperuna e cidades vizinhas. Nossa reportagem conversou com a presidente da cooperativa, Bianca Rodrigues Vivaqua Rocha, que explica como funciona o sistema de cooperativas. “As cooperativas de trabalho, da área da saúde, seguem a doutrina do Cooperativismo que preconiza a colaboração e associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, com o objetivo de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas, neste caso o objetivo central é eliminar atravessadores. Sendo assim, as cooperativas de saúde são formadas por profissionais que têm por objetivo prestar serviços em suas diferentes áreas de atuação – médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros. Diferentemente das empresas comuns, as cooperativas praticam um modelo no qual os resultados financeiros são aplicados dentro da própria cooperativa e as sobras são distribuídas entre todos os sócios. Outro ponto de destaque é o fato dos cooperados também possuírem participação ativa na tomada de decisões”.
Bianca destaca ainda o diferencial da Norte Saúde. “A cooperativa oferece atualmente os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, enfermeiro, técnico de enfermagem e cuidadores de idosos. Neste cenário, a cooperativa Norte Saúde é considerada referência municipal e caracteriza-se por ser uma instituição socialmente responsável que tem sobre si a responsabilidade de cuidar da saúde e do bem-estar de milhares de famílias, missão que desempenha com total zelo desde a sua fundação. Com uma administração séria e sob o governo da transparência, a cooperativa Norte Saúde está consolidada como uma instituição moderna, com diagnóstico 100% saudável e pronta para os desafios que estão por vir. Uma instituição que tem com Campos dos Goytacazes e todo o Norte e Noroeste do estado uma ligação muito especial por ser a guardiã da saúde dos idosos dessa querida região que se desenvolve na proporção exata da grandeza de seu povo”. 
Quem desejar conhecer mais a Cooperativa Norte Saúde ou até mesmo se tornar um cooperado,  pode ligar para os telefones 22 3055-6339 ou 22 99967-5309. O e-mail para contato é administração@cooperativanortesaude.com.br. 

Texto produzido em 17/06/2019