Foi-se o tempo em que falar em marketing era se referir às grandes corporações da indústria ou do entretenimento. Hoje, mais do que nunca, pequenos empreendedores, comerciantes e profissionais liberais estão entendendo a importância de alcançarem novos públicos por meio da divulgação de seu trabalho, fazendo uso de ferramentas como o marketing digital, que, ao contrário do que se pensa, pode conviver em perfeita consonância com os meios tradicionais de divulgação. Para abordar esse assunto, o Mania de Saúde ouviu Marcelo Soares, Diretor de Tecnologia da Informação da Influens, agência que presta diversos serviços na área de marketing digital nos grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro. Recentemente, ele publicou um editorial no Mania de Saúde abordando o assunto e, agora, detalha como ele pode beneficiar o público a alavancar seus negócios. Confira!
Mania de Saúde – No seu primeiro editorial, vimos que há uma democratização do marketing com a chegada do digital e que empresas de qualquer tamanho e trabalhadores autônomos podem acessar novos mercados. Na sua opinião, esse nicho já está ciente dessa possibilidade ou ainda acredita que seja algo longínquo?
Marcelo Soares
– Pequenos empresários e proprietários de clínica, salão de beleza ou autônomos como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, personal trainer, stylist – se não utilizam sites e/ou alguma rede social para divulgação do seu trabalho, reconhecem a importância das mídias digitais e têm o desejo de usá-las. O que poucos sabem é que, para um bom resultado, é preciso de uma boa estratégia por trás de um post, que envolve análise de informações (business intelligence), criação de objetivos claros e metas a serem cumpridas, entendimento do público-alvo, planejamento de marketing e conteúdo, branding (como sua marca é vista) e monitoramento dos dados e metas. Não basta, por exemplo, ter um Instagram voltado para seu negócio se ele não é alimentado com regularidade, se o conteúdo não interessa ao público-alvo, se os dados coletados não estão de acordo com o objetivo da campanha...
A boa notícia é que esses mecanismos, que até há bem pouco tempo exigiam grandes investimentos e estavam acessíveis apenas às grandes corporações, hoje custam muito menos e estão ao alcance de todos. Por exemplo, atendemos um caso na Influens onde o cliente queria desenvolver um trabalho com marketing digital, mas não queria fazer nada nas redes sociais. Depois de muito conversar, montamos sua estratégia no Google Adwords, ele viu seu agendamento subir em 36% e sua receita para 49% em 06 meses. O investimento que a empresa fez na consultoria se pagou em 3,5 meses.
Mania de Saúde – Como o marketing pode ajudar essas pessoas? O que elas precisam saber sobre esse trabalho?
Marcelo Soares –
As pessoas precisam saber, antes de tudo, que é preciso ter estratégia. Muita gente, por exemplo, não sabe que é possível segmentar o público em várias categorias, determinando assim quem vai ver um determinado anúncio no Facebook e/ou Instagram. Em uma pesquisa realizada pelo Facebook, cujos entrevistados eram do Brasil, 92% afirmaram usar o Instagram para seguir pelo menos um de seus interesses. Sendo assim, podemos usar a ferramenta a favor do cliente. Tivemos um caso na Influens em que o cliente não conseguia uma taxa de engajamento (métrica usada para mensurar o nível de interação das pessoas que foram alcançadas pelas publicações de sua rede) relevante no seu Instagram. Mudamos sua estratégia completamente, fizemos um estudo detalhado do seu público-alvo e interesses, planejamos os conteúdos para ficar mais atrativo e colocamos seu anúncio para ser visto por um público segmentado por região e por interesse. Ele viu sua taxa de engajamento subir em 44% e seus seguidores em 20%, dentro de poucos meses.
Mania de Saúde – Qual a importância de elas confiarem sua marca e imagem a profissionais com expertise e credibilidade?
Marcelo Soares –
A marca é o maior bem de uma empresa. É fundamental entregar algo tão precioso a pessoas em que você confia. Acredito que essa confiança e parceria são construídas com o tempo, e elas são fortalecidas com a qualidade do trabalho entregue, mostrando a capacidade dos profissionais envolvidos e entregas bem definidas e alinhadas com a expectativa do cliente, construindo a credibilidade. Acredito que dois pontos chaves fazem essa parceria se fortalecer: dedicação e trabalho árduo, duas coisas que a Influens tem como valores mais fortes.
Mania de Saúde – Qual conselho você daria a esse público ao decidir por realizar este investimento?
Marcelo Soares –
Mude seu mindset, ou seja, tente novas abordagens e ouse. Os tempos estão de constante mudança, o que obriga a criação de novas ferramentas e profissionais capacitados em novas áreas, fornecendo novas soluções e servindo como guia para levar sua marca para o futuro. Procure um especialista para se informar das tendências desse mercado. Os profissionais da Influens estão sempre à disposição para esclarecer dúvidas, trocar ideias, pensar em novos rumos para a comunicação digital empresarial. Então, entre no nosso site, www.influensbr.com e marque uma hora com a gente!

Texto produzido em: 19/06/2019