O Ensino a Distância (EaD) já deixou de ser coadjuvante para se tornar um verdadeiro protagonista no cenário da educação brasileira. Tanto é que os polos de EaD cresceram 133% no país, conforme dados publicados pelo Educa Mais Brasil. Mas, apesar de toda essa acessibilidade, os alunos de EaD não podem negligenciar algo fundamental para a carreira: a boa formação. Por isso as instituições que lideram os conceitos educacionais junto ao MEC se tornam as principais referências para quem busca um curso de qualidade, como é o caso do Centro Universitário Redentor, que possui 11 cursos de graduação no EaD e traz a excelência educacional da instituição fluminense para essa modalidade de ensino. Para falar dela, o Mania de Saúde conversou com Muriel Batista de Oliveira, Diretora de Graduação do EaD, que destacou os diferenciais dessa formação. Confira!
Mania de Saúde – Como está o EaD da UniRedentor hoje?
Muriel Batista de Oliveira –
Hoje nós temos 11 cursos em andamento. São eles Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia, História, Educação Física, Pedagogia, Letras, Teologia, Tecnólogo em Recursos Humanos, Ciências Contábeis e Administração, sendo que já estamos trabalhando com uma proposta de expansão para outros cursos demandados pelo mercado de trabalho. Outro plano é trabalhar com os cursos de formação continuada, que seriam uma segunda licenciatura, os chamados for-docs, de formação docente, cuja previsão é iniciar em 2020.
Mania de Saúde – Ele tem atraído que tipo de público? 
Muriel Batista de Oliveira –
Desde o início, recebemos alunos do país inteiro. O EaD da UniRedentor começou em 2015, com apenas dois cursos, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Depois que a instituição virou Centro Universitário, em 2017, surgiu a proposta dos outros cursos, que foram iniciados já no ano seguinte, enquanto outros começaram agora em 2019. No final deste ano, inclusive, formaremos as primeiras turmas, no ramo das engenharias. Hoje temos diversos polos espalhados pelo país, como em Palmas, no Tocantins, além de polos na região serrana e região dos lagos, alguns municípios de Minas, no Espírito Santo, entre outros locais. Contamos com alunos de norte a sul do país, de várias localidades, e ainda, do Chile, que vêm até nós justamente em função da qualidade dos cursos da UniRedentor associados à flexibilidade da modalidade EaD. 
Mania de Saúde – Há alguma novidade no plano pedagógico? 
Muriel Batista de Oliveira
– Estamos implantando, já neste semestre, um novo sistema de avaliação em todos os cursos EaD, onde teremos uma trilha de aprendizagem, com a aplicação de várias atividades de metodologias ativas, que serão realizadas a distância. Assim, flexibilizaremos mais ainda, com apenas uma avaliação presencial para cada disciplina. Acreditamos no poder da avaliação formativa, dando ênfase à interdisciplinaridade, ao estudante vivenciar a prática no seu tempo e espaço, desenvolvendo as habilidades e competências inerentes à profissão escolhida, pois hoje, para as demandas do mercado de trabalho, não basta só ter uma formação acadêmica – esta tem que ser acompanhada de formação humanista, o profissional deve ter diferenciais, deve ser proativo e que possa realmente encontrar soluções para os problemas inerentes a sua área de formação com empatia, resiliência e muita competência.
Mania de Saúde – Quais são os outros diferenciais do EaD da UniRedentor? 
Muriel Batista de Oliveira –
A UniRedentor oferece um suporte fantástico para os alunos com uma assessoria pedagógica diferenciada e com o departamento CASA, que auxilia o aluno nas dificuldades que ele possa ter de organizar seu tempo para os estudos, conciliando com seu trabalho e demais atividades de rotina. Oferecemos serviço especializado de fonoaudiologia e psicologia, além da assessoria para diversos problemas que o aluno possa enfrentar durante sua vida acadêmica. Tudo isso sem nenhum custo adicional! Temos hoje a tutoria presencial, a tutoria on-line, a monitoria, além da biblioteca, com 100% dos títulos nos melhores acervos virtuais do país. Além disso, ainda produzimos nosso próprio material didático, como livros e videoaulas que buscam desenvolver da melhor forma possível as competências do profissional.
Mania de Saúde – Que outros benefícios você destacaria?
Muriel Batista de Oliveira –
O EaD é uma modalidade que facilita muito a vida do aluno. Ele tem o benefício do custo, por exemplo, pois o aluno não precisa se deslocar diariamente para a faculdade, evitando gastos com locomoção, alimentação ou hospedagem. Ele vai à instituição (sede ou polo) apenas duas ou três vezes por semestre para as avaliações presenciais e aulas práticas. Como falei, o suporte ao aluno oferecido pela UniRedentor é fantástico! Existe uma equipe multidisciplinar, envolvida em todo o processo, que também auxilia bastante o aluno, cujo maior benefício é focar em habilidades e competências, oferecendo um curso prático e dinâmico, voltado para as demandas que o profissional vai enfrentar no dia a dia. Isso é importante porque, às vezes, o aluno tem dúvida se o mercado vai aceitar o profissional oriundo de cursos de EaD, mas o que a gente tem, aqui, é a mesma qualidade do ensino presencial. Nós levamos toda a experiência da instituição para o EaD, agregando ainda as novas metodologias. Não é, portanto, só mais um curso de EaD. Ele é o EaD da UniRedentor, que traz toda essa qualidade para o aluno, visando a excelência na sua formação.

Texto produzido em: 25/07/2019