Ele é conhecido, por muitos, como o mago dos pincéis e das lentes, pelo talento que exibe ao exercer o ofício de maquiador e de fotógrafo. Mas como poderia ser diferente? A rotina de Ricardo Bueno consiste em eternizar o efêmero e, com essa verve artística, fazer certos eventos tornarem-se mágicos na vida das pessoas.
Natural de Niterói, mas radicado em Campos, o interesse pelo mundo da maquiagem e da fotografia surgiu cedo, como o próprio Ricardo conta ao Mania de Saúde. “Eu tinha um tio, já falecido, que sempre foi fotógrafo. Era um grande profissional. Por isso, desde pequeno, eu e meus primos nos acostumamos com esse universo da fotografia, pois vivenciávamos essa atmosfera. Depois, na juventude, tive a oportunidade de fazer produção para uma amiga, que era fotógrafa. Fui maquiar para ela e, logo em seguida, em um curto espaço de tempo, comecei a fotografar também. Ambas as áreas, portanto, entraram praticamente juntas na minha vida”, lembra Ricardo.
Ao longo desse tempo, inúmeras modelos passaram pelos seus pincéis e por suas lentes, o que demonstra como as duas atuações entraram em sintonia. “Quando comecei a fotografar, logo senti a necessidade de ter uma produção de maquiagem. Não fazia cabelo, como até hoje não faço, mas via que faltava um plus a mais nas modelos a serem fotografadas. Vi que precisava aprender mais sobre esse universo para fazer uma produção melhor. Foi quando eu comprei o primeiro kit e hoje eu tenho um verdadeiro arsenal de maquiagem”, revela Ricardo, comentando como essa atuação entrou em evidência na atualidade. “De uns 3 anos para cá, o mercado viveu um boom. Parece muito com os EUA na década de 1980, porque as mulheres, hoje em dia, não saem de casa sem maquiagem. Elas estão muito interessadas, sabem exatamente o que quer, qual o produto vai usar, o que vem antes, o que vem depois, o fixador, coisas que não se interessavam antes. Elas possuem um leque de informações enorme na atualidade. Por isso o mercado tem crescido tanto, deixando a maquiagem ainda mais em evidência”, acrescenta Ricardo, que além de maquiar, também ministra cursos na área.
Famoso por fotografar pessoas, e não eventos, Ricardo Bueno se especializou em estúdio, depois de anos de fotografia externa. Os serviços, segundo ele, são muito diversificados. “Durante 10 anos, fiz muitas fotos externas, em serra, praia, natureza etc. Era bacana. Mas, depois desse período, descobri o conforto do estúdio, que evita os contratempos de clima e de ambiente. Estou nele até hoje. É onde fotografo as pessoas, seja para editorial de moda, look book, grávidas, celebração de 15 anos, entre outros trabalhos”, frisou.
Ricardo ressalta, também, a parceria com Karla Bernardes, com quem trabalha há 23 anos. “Conheci a Karla em um concurso de beleza, onde fomos jurados. Eu tinha feito as maquiagens das modelos que iam desfilar e ela tinha feito os cabelos das meninas. Conversamos sobre o resultado de nossos trabalhos e assim nos conhecemos. Desde então, passamos a trabalhar juntos. Montamos o estúdio fotográfico aqui e isso facilitou para que a maquiagem e a fotografia andassem juntas em minha vida”.
Mas há, também, uma parceria indelével na vida de Ricardo ao longo desse tempo: o Mania de Saúde. Afinal, é ele o autor da maioria das fotos de capa do jornal, que eterniza momentos importantes de diversos profissionais. “O Mania de Saúde virou um grande parceiro. Muita gente me conhece por conta das capas do jornal. É, praticamente, uma vitrine. As pessoas dão muito feedback depois, comentando sobre a fotografia e a maquiagem. É um privilégio fazer parte disso e poder registrar momentos importantes na vida de tanta gente”.