Entrei na academia, e agora? Este é um questionamento muito comum entre os novatos da musculação. As dúvidas são inúmeras e somente profissionais capacitados podem ajudar, analisando alguns fatores e prescrevendo o treinamento adequado de acordo com o objetivo. Além de “pegar firme” nos treinos de carga ou funcionais, é importante apostar nos exercícios aeróbicos para maior queima calórica. 
A esteira, bike, o transport e o simulador de escada são os equipamentos campeões de audiência nas academias em todo o país e os mais indicados na hora de eliminar as gordurinhas. “O mais importante é a pessoa concentrar esforços no exercício que gosta mais, de acordo com as suas limitações e ir aumentando a intensidade. Não existe um tempo preestabelecido, mas recomendo dedicar aproximadamente 20 a 30 minutos diários para garantir um melhor resultado”, afirma, ao Mania de Saúde, a professora de educação física Lívia Nogueira.
Mais popular nas academias, a esteira é indicada para aqueles que estão iniciando na prática de atividade física e em busca de resistência muscular. Alternar o ritmo da caminhada, entre uma velocidade mais forte e mais moderada potencializa a queima calórica. A desvantagem é o impacto nos joelhos. Quem tem algum problema nas articulações, nos tornozelos, sofreu alguma lesão na coluna ou está acima do peso, é melhor evitar.
Os elípticos (transport) são os queridinhos para quem deseja emagrecer por oferecerem baixo impacto nos membros inferiores e por trabalhar os músculos da coxa e dos glúteos.
Outro aparelho que tem ganhado espaço nas academias é o simulador de escada, um exercício muito conhecido por todos. A novidade e o sucesso do simulador de escada é o resultado que ele traz rapidamente ao corpo, queimando muitas calorias em apenas meia hora de treino e também a tonificação dos músculos inferiores. Neste aparelho você poderá controlar a velocidade da subida, a intensidade e poderá escolher também treinos mais pesados como subir dois degraus de cada vez.
A bicicleta ergométrica tende a gastar menos calorias que os outros aparelhos, mas é a melhor opção para quem tem problemas nas articulações dos membros inferiores, já que tem baixo impacto. A queima fica por conta da intensidade das pedaladas. Alternando carga e velocidade pode-se obter um melhor resultado.
Busque os profissionais adequados e exercite-se!

Texto produzido em: 19/04/2017