Itaperuna ganhou recentemente um espaço ideal para quem deseja estar em dia com a saúde e com o bem-estar. A clínica Performance foi inaugurada no dia 02 de maio e tem oferecido um atendimento diferenciado na cidade, com um trabalho de caráter multidisciplinar, que reúne várias especialidades em um mesmo ambiente para beneficiar a promoção da qualidade de vida. A ideia é oferecer, ao público, diferentes planos de atendimento, para que ele consiga entrar de vez numa rotina saudável e melhorar sua performance no dia a dia. Para quem já está no clima do famoso projeto verão, é uma grande oportunidade para alcançar bons resultados e favorecer diretamente a estética corporal, bem como a própria saúde.
Nossa reportagem esteve na Performance e conversou com o médico Dr. Aldo Caneppele, que é especialista em endocrinologia, nutrologia e medicina do esporte. Ele contou como surgiu a Performance. “A ideia da clínica começou comigo e com o nutricionista Dr. Rodrigo Cevidanes, pois essa área de saúde e de bem-estar tem crescido bastante e nós notamos isso em nosso dia a dia. Eu frequento várias capitais devido às minhas pós-graduações e conheci muitas clínicas que trabalhavam esse conceito de uma medicina integrativa, unindo especialidades como endocrinologia, nutrição, psicologia esportiva, estética, entre outras, para a pessoa adquirir de vez uma rotina saudável, melhorando a alimentação, iniciando uma atividade física e obtendo qualidade de vida e longevidade. Fomos pioneiros em trazer essa ideia para Itaperuna e o trabalho tem sido fantástico”, disse Dr. Aldo.
O grande diferencial da Performance, segundo ele, está justamente no atendimento integrado e individualizado. Isso significa que o paciente pode optar pelo atendimento com um ou mais especialistas, o que gera diferentes benefícios pare ele. “Se o paciente vem procurar um nutricionista, por exemplo, a nossa secretária oferece também o plano multidisciplinar, que seria o acompanhamento integrado do nutricionista e do endocrinologista, para a gente ver não só a alimentação, mas analisar a parte de reposição hormonal, de vitaminas, para instruir o paciente com maior assertividade. A mesma coisa ocorre com a estética, que oferece outros ganhos para ele. A ideia é que o paciente tenha opções e saia daqui não com a sensação de que está tratando uma doença, mas sim criando condições para mudar sua vida, praticando uma atividade física e melhorando sua performance no dia a dia”. 
O nutricionista Dr. Rodrigo Cevidanes ressalta como a Performance maximiza os resultados ao fomentar esse tipo de atuação. “É muito interessante realizar esse atendimento de forma conjunta. No meu caso, por exemplo, faço um plano alimentar voltado para os objetivos do paciente, mas respeitando a sua realidade, de forma que ele consiga colocá-lo em prática. Dr. Aldo, por sua vez, vai analisar as carências hormonais ou vitamínicas do paciente e, com isso, ele sai daqui com um plano alimentar bem mais assertivo, pois ficará com os exames em dia e com a receita dos manipulados e da suplementação em mãos, fazendo um trabalho completo para iniciar uma atividade física e transformar sua vida para melhor”.
Essa atuação, como ressalta Dr. Aldo Caneppele, pode beneficiar os mais diferentes públicos. “É um trabalho importante porque, muitas vezes, estamos falando de uma pessoa de 30 anos, que só trabalha, vive no sedentarismo e, no fim de semana, ingere bebida alcoólica, sem ter hábitos de vida saudável. Nessa idade, ela não vai apresentar nada, porque é um adulto jovem, mas, daqui a 10 anos, pode estar diabética por conta da má alimentação, pode estar obesa por causa do sedentarismo e com isso vão se desenvolvendo várias outras doenças, como a hipertensão e o diabetes”, ressalta Dr. Aldo. “É uma atuação importante, também, para os pacientes acima dos 40 anos, porque a queda dos hormônios, que é um processo natural, provoca cansaço, fadiga e agrava até os casos de depressão. Portanto, não são apenas os esportistas que podem melhorar sua performance, mas todos aqueles que desejam uma longevidade saudável”, explicou.
É nesse momento, inclusive, que a atuação da estética faz a diferença, como afirma Vanessa Clemente, massoterapeuta e graduanda em estética e cosmética. “A parte da estética vem agregar muito a esse trabalho, pois conseguimos melhorar a circulação do paciente, favorecendo a atuação dos outros profissionais, além de relaxá-lo com as massagens. A gente oferece também o método da Renata França, que está bem em alta, pelo fato de ser uma técnica exclusiva de drenagem linfática, trazendo inúmeros ganhos corporais. É saúde e bem-estar andando de mãos dadas em benefício do paciente, que sai daqui bem mais relaxado e apto a manter uma rotina saudável”. 
Na Performance, o paciente também encontra protocolos de reposição hormonal, vitaminas e minerais, aminoácidos, entre outros, através de injeções semanais intramusculares. A consulta conta com um retorno gratuito em até 30 dias para reavaliação por exame de bioimpedância para comparação do antes e depois, oferecendo ainda mais comodidade aos pacientes.
 
Texto produzido em: 25/08/2019