Aula ao estilo crossfit em Campos

 

 

Uma nova modalidade virou febre nas academias de grandes centros do Brasil recentemente e promete chegar a Campos em breve. Trata-se do crossfit, criado pelo treinador americano Greg Glassman nos anos 90 como programa de treinamento de força e condicionamento físico para militares dos Estados Unidos. O conceito e a metodologia da modalidade são empregados em Campos pelo professor de educação física Thiago Moura, que realizou um curso de capacitação e agora se prepara para fazer o curso de formação do crossfit. 
Ainda sem um espaço próprio para desenvolver a modalidade, Thiago Moura faz adaptações do crossfit ao ambiente das academias e consegue desenvolver as principais características da modalidade. “O crossfit assemelha-se ao treinamento funcional, só que é praticado em alta intensidade, com treinos mais curtos e proporciona um resultado mais rápido. Acredito que seja a nova tendência do mercado fitness. As pessoas não querem ficar mais fortes, querem ter o corpo mais atlético e uma melhor qualidade de vida, o que é proporcionado pelo crossfit”.
O crossfit trabalha com mobilidade, que funciona como um alongamento para as articulações; aquecimento; habilidade, que pode incluir exercícios de ginástica olímpica ou de levantamento olímpico; e o WOTD (workout of the day), que é a "tarefa do dia". “O treino nunca é o mesmo todo dia, o que dá motivação e também proporciona melhores resultados ao compararmos com quem frequenta academia, por exemplo”, comentou Thiago, destacando ainda quais capacidades físicas são trabalhadas. “O crossfit trabalha a resistência cardio-respiratória, a resistência muscular, a força, a flexibilidade, a potência, a velocidade, a coordenação, a agilidade, o equilíbrio e a precisão. É uma modalidade bem completa”.
Há quatro anos frequentando academia e malhando regularmente, Tábata Oliveira optou em mudar para os treinos de crossfit adaptado por Thiago Moura. “Além de ser um treino mais dinâmico, o crossfit dá um resultado melhor. Ganhei mais resistência e fiquei com o corpo mais definido depois que comecei a praticar as aulas do Thiago”, declarou a analista de sistemas de 25 anos. 

 

 

Texto produzido em: 13/06/2014