Silvia Jana, filha dos precursores do Festival do Quibe

Município mantém tradição gastronômica e atrai pessoas de todos os estados para saborear a iguaria.

Típica iguaria sírio-libanesa e da cozinha judaica oriental, o quibe faz parte do cardápio dos países para os quais esses povos migraram. Assado, frito ou até mesmo cru, ele é muito comum em bares, restaurantes, lanchonetes e churrascarias. Em Italva, o quibe é até motivo de festa. O Festival do Quibe é um dos eventos mais tradicionais da comunidade italvense, cujo perfil cultural tem fortes influências dos libaneses que, no início do século XX, se instalaram na cidade. Anualmente, no primeiro domingo de setembro, a festa atrai centenas de pessoas de várias cidades da região.


Registro do primeiro Festival

Este ano, o festival entra em sua 43ª edição. Silvia Jana é proprietária do ponto de vendas mais famoso do salgado na cidade e conta que a expectativa é grande para o festival. “É uma festa muito bonita, que a gente fica na expectativa durante o ano todo. É um time grande que passa a madrugada na cozinha preparando os mais variados tipos de quibe para que, no dia do festival, esteja tudo na mais perfeita ordem. E Italva tem um povo muito hospitaleiro, então recebemos, com alegria, pessoas de várias partes da região. Vem gente de Campos, Macaé, Itaperuna, Muriaé, Cardoso Moreira etc. A gente fica muito feliz de a cidade seguir fiel às suas tradições e conseguir manter uma festa como essa por tantos anos. Para mim é especialmente emocionante, porque tudo começou com os meus pais, décadas atrás. Desde criança eu tenho esse envolvimento com a cozinha e, particularmente, com o quibe. Então, a receita é de família, isso eu posso contar. Tudo feito com ingredientes de primeira, para mantermos a boa fama do ponto e da cidade”.

O Festival acontece no dia 06/09, no Pedra Branca Social Clube, em Italva. Os canecos desta 43ª edição já estão à venda até o dia 05/09. A novidade este ano fica por conta dos abadás, que virão juntos com os canecos comprados no primeiro lote. O show será de Beto Kauê e Banda. Maiores informações sobre a compra dos canecos para participar do Festival podem ser obtidas pelo telefone do clube: (22) 2783 -1070.

Texto produzido em: 18/08/2015