Descartar o lixo eletrônico não é tão difícil quanto parece. Apesar da educação ambiental ser pouco desenvolvida no Brasil, a consciência coletiva pode ajudar na preservação do planeta. Em Campos, por exemplo, quem separar os eletrodomésticos, computadores, notebooks, televisores em todos os formatos e aparelhos portáteis como tablets, smartphones e celulares pode procurar a Caparaó Reciclagem, empresa especializada no segmento e com licença ambiental.
A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o lixo eletrônico cresce três vezes mais que o lixo convencional. A ampla oferta de equipamentos, a redução do tempo de durabilidade dos eletrônicos e a constante busca pela inovação, que faz com que as tecnologias fiquem obsoletas rapidamente, são alguns dos fatores que justificam esse aumento.
“Eletrodomésticos e eletrônicos possuem metais pesados como mercúrio, zinco, chumbo e manganês, que, além de contaminarem o solo, podem ser altamente nocivos ao ser humano. Por isto é importante o descarte de forma correta. Infelizmente, seja por falta de informação ou de consciência ambiental, muita gente joga o lixo eletrônico no lixo convencional. Nossa proposta é mudar isto aqui em Campos e também na região, mostrando que há a opção pelo descarte do lixo eletrônico de forma correta”, conta o empresário Fabiano Barbosa.
Os equipamentos recolhidos pela equipe são separados para o devido encaminhamento, nada se perde, todos os produtos são encaminhados a destinos sustentáveis. “Somos a única empresa em Campos e região que dá o devido encaminhamento ao lixo eletrônico. Realizamos uma triagem para separar os metais pesados dos demais componentes, como plástico e borracha, e encaminhamos para uma empresa em São Paulo e a parte da borracha e do plástico mandamos para outras empresas. Tudo é aproveitado”.
A Caparaó Reciclagem está localizada na Avenida Doutor Sílvio Bastos Tavares, 114, no Parque Rodoviário. Além disto, a empresa fez um posto de coleta do lixo eletrônico no Boulevard Shopping para incentivar o descarte de forma correta. “Queremos firmar novas parcerias para conscientizar a população sobre a importância do recolhimento do lixo eletrônico de forma adequada”, concluiu Fabiano, informando os contatos para outras informações (22) 99900-4242 ou (28) 99945-2063.

Texto produzido em: 19/06/2017