O remo surgiu em Campos no início do século passado e ganhou força ao longo dos anos 60 e 70, tornando-se uma das paixões do fundador do Mania de Saúde, Sylvio Muniz, falecido no início do mês passado. O presidente do projeto Rema Campos, Dimisson Nogueira, que também organiza o tradicional Festival de Remo dentro da programação esportiva da Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, revelou que uma das provas da edição deste ano será em homenagem a Sylvio Muniz.
“Ficamos tristes com a notícia da morte do Sylvio. Sabíamos que ele foi um remador na adolescência e que era um amante do esporte. Eu o conheci no cais da Lapa, em uma matéria que o Mania de Saúde fez com a equipe de remo da cidade há alguns anos e ficamos conversando por algum tempo. Ele contou as experiências que viveu remando no rio Paraíba e sempre deu espaços para o esporte nas páginas do jornal. Vamos fazer uma singela homenagem a esse grande homem que tinha o remo como uma das suas paixões no festival deste ano, dando o seu nome a uma das provas”, afirmou.
O projeto Rema Campos trabalha atualmente com mais de 200 crianças e adolescentes carentes da cidade e, além do projeto social, tem uma equipe com cerca de 40 remadores que participa das principais competições do Rio de Janeiro e do Brasil. 
Na edição de junho do ano passado, o Mania de Saúde publicou a matéria “o valor do remo campista”, mostrando o projeto Rema Campos como referência no Estado e no país ao ponto de ter o apoio da Petrobras. Através do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, o Rema Campos adquiriu cinco novos barcos, quatro equipamentos de remo ergômetro e melhorou a estrutura para atender os iniciantes e os atletas em desenvolvimento. O contrato está em análise para ser renovado por mais alguns anos.
“Estamos em processo de renovação com a Petrobras. Enviamos toda a documentação, estão analisando e esperamos seguir com este apoio que se tornou imprescindível para a manutenção não apenas do projeto como do remo em Campos”, comentou Dimisson, informando ainda que alguns atletas buscam conseguir o Bolsa-Atleta municipal.

Texto produzido em: 20/05/2016