O ar condicionado é um dos itens essenciais em qualquer veículo nos dias de hoje. Com a capacidade de controlar a temperatura, a ventilação, a umidade e a qualidade do ar dentro do carro, o ar condicionado funciona de uma forma bastante complexa e envolve a pressurização de um fluido (o R134-a), uma troca térmica no condensador, um filtro que segura as impurezas e absorve a umidade do ar e uma válvula que diminui a pressão e aumenta a temperatura, tudo isso antes de chegar ao evaporador, onde entra nos dutos de ventilação até chegar refrescante ao interior do carro. 
A troca do filtro do ar condicionado já foi considerada gasto desnecessário, mas hoje faz parte do pacote de revisão de qualquer concessionária ou oficina especializada. A qualidade do ar no carro virou questão de saúde. O ar-condicionado, de modo geral, torna o ambiente interno do automóvel menos saudável, já que resseca as mucosas dos passageiros e aumenta a chance de infecções. Se o equipamento não tem manutenção adequada, a propagação de micro-organismos nocivos aumenta e pode gerar uma série de complicações respiratórias.
Apesar de ser um item de conforto, o ar condicionado pode dar algumas dores de cabeça ao proprietário do veículo. Se o sistema não for bem cuidado, ele pode causar uma série de prejuízos. Então o ideal é algumas precauções e ações. Uma delas é a higienização do ar condicionado que o próprio motorista pode fazer em casa.
“O filtro de ar condicionado, que é diferente do filtro de ar que vai junto ao motor, não tem um período determinado para a troca. Isso vai depender da forma que o veículo é utilizado, se é na cidade ou em estradas empoeiradas. O filtro do ar condicionado pode ficar saturado e vai precisar ser trocado ou higienizado”, comenta o mecânico Marcelo Rangel.
O filtro do ar condicionado, geralmente, fica dentro da cabine e é necessário retirar parte do painel. O filtro, quando está intacto, tem a cor branca. Caso esteja acinzentado e coberto de pó é preciso providenciar a troca. Depois de retirar o filtro, limpe o local, de preferência com um aspirador de pó, e realize uma ozonização antes de inserir um novo filtro. Os higienizadores de ar condicionado são facilmente encontrados em hipermercados e em lojas de acessórios automotivos. Na hora de realizar o procedimento é necessário ligar o carro, ativar o ar condicionado e liberar o conteúdo da embalagem. Deixe o produto agir por cerca de 30 minutos com as portas e os vidros fechados. Coloque o novo filtro e sinta o “cheiro” de carro novo e o ar mais leve.

Texto produzido em: 22/06/2017